Atletas militares conquistam 4 das 6 medalhas do Brasil em Paris

Atletas militares conquistam 4 das 6 medalhas do Brasil em Paris


Publicado em

01/08/2024 18h43


Atualizado em
01/08/2024 19h00


Brasília (DF), 1º/8/2024
Nos Jogos Olímpicos de Paris, até o momento, os militares atletas das Forças Armadas garantiram 4 das 6 medalhas conquistadas pelo Time Brasil. Na madrugada desta quinta-feira (1º), o Sargento Caio Bonfim fez história nas ruas da capital francesa. O atleta brasileiro conquistou a medalha de prata na marcha atlética de 20 km, a primeira na modalidade para o Brasil. Bonfim esteve entre os primeiros durante toda a prova e liderou o pelotão em diversos momentos. Ao todo, os integrantes do Programa Atletas de Alto Rendimento (Paar), coordenado pelo Ministério da Defesa, representam cerca de 35% da delegação brasileira, que conta com 98 atletas militares em 21 modalidades. 

.

Os esportistas militares seguem tendo bons resultados na cidade francesa. Nesta quarta-feira (31), a Sargento Beatriz Ferreira venceu a holandesa no boxe peso-leve (até 60kg) e foi à semifinal. Desta forma, a militar vai brigar pelo ouro, mas já garantiu medalha para o Brasil. Como não há repescagem e nem disputa de terceiro lugar no boxe, todos os semifinalistas têm garantidos, no mínimo, a medalha de bronze.

.

No vôlei de praia, o Sargento Arthur Lanci e sua dupla Evandro Silva, conquistaram a segunda vitória em Paris. Eles ainda têm mais um jogo contra a República Tcheca na sexta-feira (16), mas, com a boa campanha, já estão garantidos na próxima fase.

Nesta terça-feira (30), a Sargento Ana Luiza Caetano, do tiro com arco, conquistou duas vitórias nos confrontos contra as atletas da Eslovênia e da Malásia, e garantiu a vaga nas oitavas de final. Ela volta a competir no próximo sábado (3). Na canoagem slalom, o Sargento Pedro Gonçalves garantiu o quinto lugar e se classificou para a semifinal, marcada para quinta-feira (1º), às 10h30.

O Sargento Wanderley Pereira, atleta do boxe peso-meio-pesado (até 80 kg), avançou para as quartas de final ao vencer o haitiano Cedrick Belony-Duliepre por decisão unânime (5-0). Ele volta para o combate na sexta-feira (2), às 16h36, contra o ucraniano Oleksandr Khyzhniak. No Vôlei de Praia, as Sargentos Ana Patrícia Silva e Eduarda Lisboa venceram o segundo jogo na competição contra as atletas espanholas por 2×0 (21/12 e 21/13). O próximo jogo delas deve ocorrer na quinta-feira (1º) contra a dupla italiana. 

.

Primeiras medalhas do Brasil – No dia 30, foi a vez da ginástica artística brilhar e alcançar o bronze com as Sargentos Jade Barbosa, Flávia Saraiva e Lorrane Oliveira. No dia 28, o Sargento William Lima, do judô, levou a medalha de prata na categoria 66 kg. No mesmo dia, a Sargento Larissa Pimenta, também do judô, ganhou o bronze na disputa dos 52 kg. As medalhas foram as primeiras da delegação verde-amarela na França.

.

Paar – O Programa Atletas de Alto Rendimento foi criado pelo Ministério da Defesa, em 2008, e é realizado com suporte das Forças Armadas. A iniciativa, que conta com 533 atletas, em 35 modalidades, tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do desporto nacional de rendimento, de participação e de formação; além de motivar a prática esportiva. Nesse sentido, Marinha, Exército e Aeronáutica buscam proporcionar as melhores condições de treinamento, tempo e espaço para dedicação total dos atletas aos treinos.

.

A incorporação de novos integrantes é realizada por alistamento, de forma voluntária. Para a seleção, são considerados os resultados alcançados em competições nacionais e internacionais. Assim, as medalhas já conquistadas durante o histórico profissional transformam-se em pontuação no processo seletivo para preenchimento das vagas. Após incorporados, os atletas militares possuem todos os benefícios da carreira militar e são apoiados por uma equipe multidisciplinar para prover suporte técnico e científico. Além disso, eles usufruem das instalações esportivas militares: Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), da Marinha; Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx) e Complexo Esportivo de Deodoro, do Exército; Universidade da Força Aérea (Unifa), da Aeronáutica.

.

O Paar mantém alinhamento esportivo com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e interage com clubes, federações e confederações. Também apoia as equipes militares brasileiras nos eventos esportivos conduzidos pelo Conselho Internacional do Esporte Militar (Cism).

.

Por Julia Campos
Fotos: Wander Roberto/COB, Luiza Moraes/COB, Miriam Jeske/COB, Alexandre Loureiro/COB

Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

 Leia mais:

Jogos Olímpicos de Paris estreiam nesta sexta-feira com 98 atletas militares na delegação brasileira

Defesa lança página dedicada às Olimpíadas de Paris

O sonho olímpico: Histórias de superação e 98 atletas militares já classificados para as Olimpíadas de Paris

De investimento à estrutura: conheça o que os atletas militares têm à disposição para o alto rendimento

Programa Atletas de Alto Rendimento impulsiona sucesso olímpico do Brasil em Paris 2024

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Governador participa do lançamento da instalação de Curso de Medicina na Ufes em São Mateus

Governador participa do lançamento da instalação de Curso de Medicina na Ufes em São Mateus

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou, nesta terça-feira (22), da solenidade de autorização para a instalação do curso de Medicina no campus de São Mateus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O evento aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da