Publicado em
03/02/2025 17h21
Atualizado em
04/02/2025 10h55
Brasília (DF), 3/2/2025 – Tem novidade no paradesporto militar brasileiro. Pela primeira vez, os militares paratletas têm uma nova rota de competição internacional: o Invictus Games Vancouver Whistler 2025. A delegação do Brasil conta com oito paralatletas, sendo cinco das Forças Armadas e três das Forças Auxiliares, que vão competir nas modalidades de natação e vôlei sentado. O evento começa neste sábado (8), em Vancouver, no Canadá, e segue até o dia 16 de fevereiro.
- .
A competição é voltada para atletas militares reformados com deficiência física que sofreram mutilações e lesões em combate ou acometidos por alguma doença grave. A filiação do Brasil como nação membro da comunidade Invictus foi firmada em 2024, entre o e a Diretoria Internacional de Desenvolvimento da Fundação Invictus Games.
De acordo com o Diretor do Departamento de Desporto Militar (DDM), da Defesa, General de Divisão Paulo Afonso Bruno de Melo, a participação dos paratletas brasileiros em grandes competições internacionais fortalece, ainda mais, os valores como patriotismo e inclusão social. “O Brasil participa do Invictus Games, neste ano de 2025, com um time fortalecido, pronto para apresentar ao mundo o poder da resiliência e da união. Convidamos a todos para assistir e apoiar nossos heróis nessa jornada única!”, convida o general.
- .
As edições do Invictus Games são realizadas desde 2014, uma iniciativa idealizada pelo Príncipe Harry, Duque de Sussex, com o objetivo de promover a recuperação e a reabilitação dos participantes. Nesta 6ª edição, a expectativa é reunir cerca de 500 competidores de 25 nações, que praticarão esportes adaptados de verão e de inverno, como esqui alpino e snowboard, esqui nórdico e biatlo (esqui e tiro ao alvo), skeleton e curling em cadeira de rodas, além das modalidades tradicionais de remo indoor, vôlei sentado, natação, rúgbi em cadeira de rodas e basquete em cadeira de rodas.
A parceira do Brasil com a comunidade Invictus conta, ainda, com o apoio do Ministério do Esporte (MESP) por meio da Secretaria Nacional do Paradesporto (SNPAR); do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP); e da Confederação Brasileira de Volei para Deficientes (CBVD), a fim de resgatar os militares reformados para uma vida ativa por meio do esporte.
Paradesporto Militar – Em 2023, no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/9), o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, assinou a Portaria GM-MD n° 4672, de 18 de setembro de 2023, que regulamenta a participação de militares paratletas das Forças Armadas em competições paradesportivas. A iniciativa contempla os militares reformados inaptos para o serviço ativo militar, em consequência de ferimentos ou enfermidades. O documento possibilita à pasta e às Forças a custear o treinamento e a participação de paratletas em eventos nacionais e internacionais, representando as instituições.
Por Helena L’acosta
Fotos: CPB
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
(61) 3312-4071