Brasil implementa sistemas e procedimentos inovadores em exercício militar internacional

Brasil implementa sistemas e procedimentos inovadores em exercício militar internacional


Publicado em

22/08/2025 18h15


Atualizado em
23/08/2025 10h12


Brasília (DF), 22/8/2025 – 
O Brasil apresentou inovações tecnológicas de destaque durante o Exercício Felino 2025, encerrada nesta sexta-feira (22), em Malabo, capital da Guiné Equatorial. Na ocasião foram utilizadas ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para a montagem de cenários e elaboração de problemas militares simulados. Outra novidade foi a implementação de uma plataforma de ensino à distância que permitiu capacitar com antecedência todos os participantes para o desempenho de suas respectivas funções. As inovações, desenvolvidas por militares brasileiros, permitiram uma reestruturação da atividade que elevou o nível de integração entre os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

20250822- Exercicio Felino.jpg
.

O Exercício permitiu o planejamento colaborativo em tempo real, a tomada de decisões baseadas em cenários dinâmicos e a maior interoperabilidade entre as forças participantes. Segundo os organizadores, os aperfeiçoamentos realizados contribuíram diretamente para o aumento da eficiência e da coordenação entre os comandos multinacionais.

WhatsApp Image 2025-08-23 at 05.41.31.jpeg
.

O Subchefe de Operações Internacionais, do , General de Divisão Julio Cesar Palú Baltieri, comentou que “O exercício deste ano trouxe várias inovações que contribuíram para a condução das atividades com maior dinamismo, participação e com a preparação antecipada dos participantes, que ocorreu por intermédio de uma plataforma de ensino à distância criada por nossa equipe. Houve, ainda, um período de planejamento e, na sequência, foram aplicados problemas militares simulados elaborados com o auxílio de ferramentas de IA, utilizados para testar o planejamento realizado”, afirmou.

WhatsApp Image 2025-08-23 at 05.37.00.jpeg
.

Exercício Felino

Coordenado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o treinamento simulou missões de paz e ações humanitárias, em cenários hipotéticos que testam estratégias conjuntas em tempo real. Participaram nove militares das três Forças Armadas brasileiras – Marinha, Exército e Aeronáutica – ao lado de representantes de Angola, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal e Timor-Leste.

Realizado anualmente desde 2000, o Exercício Felino é a principal atividade militar conjunta da CPLP, com foco em operações de paz sob mandato internacional. O treinamento tem como objetivo capacitar militares e civis para atuarem em ambientes de conflito, com ênfase em proteção humanitária, estabilização e reconstrução.

Em 2026, o Brasil será sede da próxima etapa do exercício, intitulada “Forças no Terreno”, que mobiliza efetivamente tropas em campo. O evento ocorrerá em Foz do Iguaçu (PR) e reunirá militares das nações-membro da CPLP, reforçando o protagonismo brasileiro na cooperação internacional em defesa.

Por Daniel Lima

Foto: Divulgação

Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)

(61) 2023-5321

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Trump bate as cédulas por correio como corrupto, mas pode não ter o poder de descarrilar

Trump bate as cédulas por correio como corrupto, mas pode não ter o poder de descarrilar

NOVOAgora você pode ouvir artigos da Fox News! O presidente Trump disse a Brian Glenn da voz conservadora da América real que ele não queria responder sua pergunta porque era "fora do tópico" enquanto ele estava lá com a Volodymyr Zelenskyy e os líderes europeus. Então ele passou a responder longamente. A idéia, ao que

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *