A Secretaria da Justiça (Sejus), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e a Secretaria da Educação (Sedu), ampliou a oferta de educação para pessoas em situação prisional no Estado. Atualmente, são cerca de 60 turmas em andamento, totalizando cerca de 950 alunos inseridos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nas unidades prisionais do Espírito Santo.
A iniciativa visa a promover formação integral, ampliar as oportunidades de cidadania e facilitar a reinserção social por meio da educação. São cursos de Informática Básica, Elétrica de Baixa Tensão e Barbeiro, que potencializam a formação prática e a inserção no mercado de trabalho.
A subgerente de Educação nas prisões da Secretaria da Justiça, Silvia Moreira, destaca a importância da parceria. “O Programa EJA integrada à EPT nas prisões representa a união da educação escolar com a educação profissional para um público que, por diferentes motivos, não conseguiu acessar ou permanecer na escola antes da prisão. Essa parceria une educação básica e formação técnica, proporcionando às pessoas privadas de liberdade a oportunidade de reconstruir a própria história. A formação com qualidade oferece cidadania e dignidade, e contribui para o processo de reintegração social”, reiterou Silvia Moreira.
“Com a realização dos cursos de Informática, de Elétrica de Baixa Tensão e de Barbeiro esperamos promover não apenas a formação instrumental, mas promover a formação humana enquanto concepção de educação para emancipação dos sujeitos em situação de privação de liberdade. Paralelo a isso, também entregamos mais de 1.500 livros, entre romances, ficção, contos, crônicas, didáticos, entre outros, para diversas unidades. O objetivo é incentivar a leitura no ambiente prisional”, complementou o professor do Ifes, Aldo Rezende.
Para o desenvolvimento dos cursos, houve uma união de esforços entre a Sejus e a Sedu para a adaptação e instalação dos laboratórios nas unidades prisionais da Região Metropolitana da Grande Vitória e no interior do Estado. Ao todo, 16 unidades contam com cursos da EJA integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em andamento.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou que a iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Estado com a consolidação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissional como uma política pública essencial para o Espírito Santo. “A oferta de cursos técnicos de nível médio e de qualificação profissional, integrados à formação básica, representa um avanço significativo para assegurar uma educação mais completa e alinhada às demandas do mundo do trabalho, ampliando oportunidades e fortalecendo a reinserção social dos participantes”, ressaltou o secretário Vitor de Angelo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br