Secretaria da Educação divulga material pedagógico para fortalecer ensino e história afro-brasileira

Secretaria da Educação divulga material pedagógico para fortalecer ensino e história afro-brasileira

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Educação Antirracista, do Campo, Indígena e Quilombola (GEACIQ) e da Comissão Permanente de Estudos Afro-brasileiros (CEAFRO) desenvolve mensalmente a ação GEACIQ INDICA, que consiste em material pedagógico, disponibilizado virtualmente, para fortalecer o ensino de História da África, afro-brasileira e indígena, conforme preconizado pelas leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008.

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em 20 de novembro, marca a data em que Zumbi dos Palmares, grande líder do Quilombo dos Palmares, foi capturado e morto pelas forças coloniais em 1695. Esta data carrega um significado simbólico e foi oficializado no calendário escolar pela Lei nº 10.639/03, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), tornando obrigatória a inclusão da temática “História e Cultura Afro-brasileira” no currículo das escolas. O Estado do Espírito Santo também instituiu por meio da Lei nº 11.212/20 a Semana Estadual da Consciência Negra.

Zumbi, nascido em Alagoas em 1655, é uma figura nacional da resistência negra e assim foi reconhecido pelo Movimento Negro, que, entre outras lutas por reparação histórica, reivindicou o registro da data. Como resultado dessa luta, o dia 20 de novembro foi instituído pela Lei nº 12.519/11 como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em intencional oposição ao 13 de maio — Dia da Abolição da Escravatura —, que, na visão da historiografia tradicional e positivista, minimiza ou omite a contribuição do Movimento Negro na luta por liberdade.

É importante lembrar que o Brasil possui um número significativo de comunidades quilombolas, e o Espírito Santo não é exceção. O Estado é composto por várias dessas comunidades, especialmente na região Norte, onde pode-se citar como exemplo os quilombos Negro Rugério, Zacimba Gaba, Benedito Meia Légua, entre outros. Essas comunidades têm sido fundamentais na construção de uma estrutura coletiva, social e sustentável, refletindo a resistência e a preservação da cultura africana e afro-brasileira.

Assim, nesse 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a ação GEACIQ INDICA buscou valorizar a presença de diversas comunidades quilombolas no Espírito Santo a partir da memória coletiva dos Quilombolas do Sapê do Norte, que preserva séculos de resistência contra tentativas de apagamento. Essa memória, transmitida pela oralidade, saberes e tantas outras identidades culturais, é fundamental para visibilização da cultura afro-brasileira e reconhecimento das lutas por direitos.

Envie sua sugestão de pauta para:

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Alunos de Cachoeiro de Itapemirim encenam clássico do Romantismo em projeto escolar

Alunos de Cachoeiro de Itapemirim encenam clássico do Romantismo em projeto escolar

O projeto teve como objetivo aproximar os estudantes do movimento literário do Romantismo Nessa quarta-feira (13), os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Fraternidade e Luz, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, apresentaram uma adaptação teatral da obra “Senhora”, de José de Alencar. O projeto foi conduzido pelos professores de Língua Portuguesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *