Secretaria da Educação divulga material pedagógico para fortalecer ensino e história afro-brasileira

Secretaria da Educação divulga material pedagógico para fortalecer ensino e história afro-brasileira

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Educação Antirracista, do Campo, Indígena e Quilombola (GEACIQ) e da Comissão Permanente de Estudos Afro-brasileiros (CEAFRO) desenvolve mensalmente a ação GEACIQ INDICA, que consiste em material pedagógico, disponibilizado virtualmente, para fortalecer o ensino de História da África, afro-brasileira e indígena, conforme preconizado pelas leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008.

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em 20 de novembro, marca a data em que Zumbi dos Palmares, grande líder do Quilombo dos Palmares, foi capturado e morto pelas forças coloniais em 1695. Esta data carrega um significado simbólico e foi oficializado no calendário escolar pela Lei nº 10.639/03, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), tornando obrigatória a inclusão da temática “História e Cultura Afro-brasileira” no currículo das escolas. O Estado do Espírito Santo também instituiu por meio da Lei nº 11.212/20 a Semana Estadual da Consciência Negra.

Zumbi, nascido em Alagoas em 1655, é uma figura nacional da resistência negra e assim foi reconhecido pelo Movimento Negro, que, entre outras lutas por reparação histórica, reivindicou o registro da data. Como resultado dessa luta, o dia 20 de novembro foi instituído pela Lei nº 12.519/11 como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em intencional oposição ao 13 de maio — Dia da Abolição da Escravatura —, que, na visão da historiografia tradicional e positivista, minimiza ou omite a contribuição do Movimento Negro na luta por liberdade.

É importante lembrar que o Brasil possui um número significativo de comunidades quilombolas, e o Espírito Santo não é exceção. O Estado é composto por várias dessas comunidades, especialmente na região Norte, onde pode-se citar como exemplo os quilombos Negro Rugério, Zacimba Gaba, Benedito Meia Légua, entre outros. Essas comunidades têm sido fundamentais na construção de uma estrutura coletiva, social e sustentável, refletindo a resistência e a preservação da cultura africana e afro-brasileira.

Assim, nesse 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a ação GEACIQ INDICA buscou valorizar a presença de diversas comunidades quilombolas no Espírito Santo a partir da memória coletiva dos Quilombolas do Sapê do Norte, que preserva séculos de resistência contra tentativas de apagamento. Essa memória, transmitida pela oralidade, saberes e tantas outras identidades culturais, é fundamental para visibilização da cultura afro-brasileira e reconhecimento das lutas por direitos.

Envie sua sugestão de pauta para:

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Semana do Estudante na Escola Leandro Escobar envolve alunos da EJA em desafio interativo sobre eletricidade

Semana do Estudante na Escola Leandro Escobar envolve alunos da EJA em desafio interativo sobre eletricidade

Atividade lúdica trabalhou conceitos de condução e isolamento elétrico, aproximando teoria e prática no aprendizado científico. Como parte das comemorações da Semana do Estudante, a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Leandro Escobar, em Guarapari, promoveu, nessa terça-feira (12), uma atividade interativa voltada aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O “Circuito Elétrico”