Em visita a Belém, Ministro José Mucio destaca Operação Atlas como uma das maiores operações para defesa e controle do País

Em visita a Belém, Ministro José Mucio destaca Operação Atlas como uma das maiores operações para defesa e controle do País


Publicado em

03/10/2025 11h56


Atualizado em
03/10/2025 15h07


Belém (PA), 3/10/2025 –
O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, visitou na tarde desta quinta-feira (2), Belém, capital do Pará, um dos estados brasileiros onde ocorre a Operação Atlas, exercício conjunto coordenado pelo , que reúne Marinha, Exército e Aeronáutica, para fortalecer a presença das Forças Armadas na Amazônia. “Essa é uma das maiores operações, senão a maior operação já feita no Brasil”, destacou José Mucio.

Atlas Belem 1.jpg
.

O ministro e sua comitiva, formada por representantes das Forças Armadas, pousaram de helicóptero no Navio Aeródromo Multipropósito Atlântico (NAM), a maior embarcação de guerra da América Latina, que atracou em Belém, no dia 25 de setembro, carregado com cerca de 400 toneladas de equipamentos e mil militares, que serão empregados na Operação Atlas e na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30).

“A Atlas serve para fiscalizarmos a nossa fronteira, para dominarmos nosso território; serve para mostrar nosso poderio, exercitar de forma conjunta as três forças; serve também para a COP 30. Isso mostra a nossa presença e o controle que temos que ter do nosso País”, afirmou o ministro.

Atlas Belem 2.jpg
.

Para José Mucio, a Operação Atlas é essencial em um país continental, tornando possível conhecer as dificuldades, estudá-las e vencê-las, principalmente na Amazônia, uma região de difícil acesso e logística.

“São nove mil homens que estão aqui e uma quantidade enorme de meios. Eu não sei quando tivemos uma operação desse tamanho. Um exercício planejado, estudado por muitos meses de forma conjunta com as três Forças”, afirmou ainda Mucio.

Atlas Belem 3.jpg
.

A bordo do NAM, o Comandante da Força Naval Componente da Operação Atlas, Contra-Almirante Antônio Braz de Souza, fez uma breve apresentação da operação logística de deslocamento do Rio de Janeiro até a Amazônia. O ministro e a comitiva puderam conhecer melhor o navio em uma visita guiada e acompanhar de perto uma demonstração de “Fast Rope”, com militares descendo a corda de um helicóptero.

Atlas Belem 4.jpg
.

“A Operação Atlas é o principal exercício do . Estamos visitando o Comando da Força Naval Componente, no Navio Aeródromo Atlântico, maior navio da América Latina. Nos orgulhamos de ter deslocado esse meio para cá, não somente pela Operação Atlas, mas também transportando materiais para a COP 30. A gente se impressiona pela excelência desse Comando Conjunto”, ressaltou o Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, presente na comitiva a Belém.

Atlas Belem 5.jpg
.

Planejamento

A Operação Atlas teve início com a fase de planejamento integrado, realizada em Brasília (DF), de 30 de junho a 11 de julho. Nesse período, foram definidas as diretrizes estratégicas e logísticas da operação, com a participação conjunta das Forças Armadas e de órgãos parceiros.

Na sequência, de 7 a 16 de setembro, o município de Formosa (GO) sediou a fase denominada Atlas Armas Combinadas. Nessa etapa, foram conduzidos exercícios de manobras e simulações táticas de conquista e defesa, com a integração de tropas e o emprego coordenado de diferentes meios operacionais.

De 27 de setembro a 1º de outubro, caracterizou-se o término da movimentação estratégica rumo à Amazônia, com o deslocamento de tropas e equipamentos para a região. Essa fase marcou a transição para as ações práticas da operação, realizadas de 2 a 11 de outubro, em ambiente real. Durante esse período, foram conduzidas atividades simultâneas em terra, rios, mar e ar, com o envolvimento direto de militares e meios das três Forças.

 A última etapa da operação será a fase Atlas Anfíbia, prevista para ocorrer de 26 de novembro a 6 de dezembro, no Espírito Santo. Nessa fase, serão realizadas simulações de operações marítimas e de desembarque de tropas, com foco na projeção de poder em ambiente litorâneo.

Clique e saiba mais sobre a Operação Atlas.  

Leia também: 

Navio-Aeródromo “Atlântico” chega a Belém com militares e equipamentos para a Operação Atlas e a COP 30

Operação Atlas: Armas Combinadas destaca poder de fogo em demonstração operacional ao Ministro José Mucio

Por Ten Thaís Rezende/ Comando Militar do Norte
Fotos: Érico Alves/MD e Sgt Wanzeler/CMN

Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)

(61) 2023-5321

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Nei Lopes leva seu samba para o Parque Cultural Casa do Governador

Nei Lopes leva seu samba para o Parque Cultural Casa do Governador

O samba partido alto de Nei Lopes cadencia a programação do próximo Parque Aberto, que acontece nos dias 11 e 12 de outubro, no Parque Cultural Casa do Governador, localizado na Praia da Costa, em Vila Velha. Além dele, o festival cultural com entrada gratuita contará com concerto, feira criativa, praça de alimentação, oficina, visitas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *