Pesquisa da CNT mostra que excesso de burocracia, insegurança jurídica e falta de estrutura são os pontos que mais impactam no desenvolvimento do setor de transportes.
A pandemia da Covid-19, que se alastrou por todos os continentes e surpreendeu os gestores políticos, transportadores e a população no mundo inteiro, terá efeitos diversos sobre o Brasil. A Confederação Nacional do Transporte (CNT) lançou, em 2020, a publicação “Sondagem Expectativas Econômicas do Transportador”, que traz a visão e expectativas das empresas do setor de transporte de cargas no país.
Entre os problemas apresentados na pesquisa, os empresários consultados apontaram como o principal motivo para o atraso nas obras públicas de infraestrutura de transporte no país o excesso de burocracia para começar a obra (69,4%); seguido da falta de estrutura e preparo dos órgãos públicos (43,5%); da dificuldade para se obterem licenças ambientais (39,4%); e da escassez de recursos para o financiamento das obras (31,2%). Na avaliação dos empresários do transporte também merecem destaque a insegurança jurídica (18,2%); problemas no processo de seleção de obras públicas (10,8%); interferência do Tribunal de Contas da União (10,3%); e deficiência nos projetos de engenharia (9,7%).
Diversos estados estão apresentando propostas de investimentos em infraestrutura para impulsionar o desenvolvimento e o crescimento econômico. Um deles é o Espírito Santo, que tem uma carteira de investimentos que ultrapassa os R$ 57 bilhões. Em um raio de 1.200 km a partir de sua capital Vitória, encontram-se as gigantescas reservas de petróleo e gás do Pré-Sal, e mais da metade do Produto Interno Bruto do país. O Estado apresenta níveis de desenvolvimento humano e qualidade de vida dentro da média nacional e vem, cada vez mais, diversificando e descentralizando sua economia, além de ser a porta de entrada para o interior do país (MG, GO, MT, RJ E SP). “O ES é um estado muito importante para a economia brasileira, mas fundamental para o setor de transportes e cargas, já que o seu interior tem alta importância em atividades de mineração, agricultura, petróleo e gás offshore e outras indústrias, além de oferecer boas ligações rodoviárias federais e estaduais para chegar a essas localidades”, comenta Guilherme Araújo, porta-voz do Consórcio Pedras Verdes.
Além disso, o ES está prestes a ser o primeiro do país a implementar o Cercamento Eletrônico, um projeto público inovador que reunirá, em uma única plataforma integrada e amplamente compartilhada, um sistema com foco na otimização do monitoramento de trânsito, fazendário, ambiental e de segurança pública nas rodovias e vias estaduais, que será um grande aliado do setor público, mas, também, facilitará o dia a dia das empresas e condutores, oferecendo mais segurança e confiabilidade no transporte e monitoramento de cargas. “Esse é um projeto de grande importância não só para o setor público, mas para a sociedade capixaba como um todo, pois se trata de um importante avanço no combate a crimes, como, por exemplo, roubos de cargas, descaminho, sonegação fiscal, entre outros. Além disso, haverá diversos outros benefícios para a sociedade, como o combate ao excessos e carga, que danifica o pavimento e reduz a vida útil das rodovias”, comenta Araújo.
fonte: LIDE Multimídia
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