Não à toa. As marcas que não seguirem os pilares correm o risco de perder clientes e investimento, segundo estudos.
Diante da importância, diversos rankings estão sendo publicados para medir o desempenho das empresas. Um deles é o Merco Responsabilidade ESG no Brasil, que listou as 100 empresas mais responsáveis no tema no Brasil. O setor que mais se destacou foi o de cosméticos.
E quais são as empresas que lideram o ranking?
Natura ocupa o topo da lista e Grupo Boticário, a segunda posição. Ambas as empresas têm metas agressivas para cumprir os pilares ESG, como por exemplo, zerar emissões de carbono, desigualdade social, entre outros. Para você ter uma noção, a Natura já desenvolve produtos e embalagens sustentáveis; e o Boticário aposta em 100% das entregas feitas por veículos elétricos.
Embora as notícias de ESG sejam, na maioria das vezes, relacionadas ao meio ambiente, a sigla é muito mais do que isso. Veja por tópico o significado de cada uma delas:
- Environmental (Ambiental)
Se refere às práticas ambientais. Ou seja, como a empresa reduz o impacto ambiental e atua diante de questões como aquecimento global e emissão de carbono, por exemplo.
- Social (Social)
Neste caso, é como a empresa respeita os seus parceiros: clientes e funcionários. Alguns dos temas envolvidos são: inclusão e diversidade; engajamento dos funcionários; privacidade e proteção de dados.
- Governance (Governança)
Trata-se de como a companhia adota as melhores práticas de gestão corporativa. Como diversidade no conselho; ética e transparência; estrutura dos comitês de auditoria e fiscal; canal de denúncias.
Percebeu como ESG vai além da sustentabilidade ambiental? Assim, vale lembrar que “ESG não é luxo, é questão de sobrevivência e competitividade, por isso, é tão importante que as empresas — inclusive as menores e as startups — coloquem ESG em sua agenda prioritária”, me disse Marina Cançado, especialista em investimento de impacto ESG e Forbes Under30.
O que fazer?
Primeiro, é importante que você realize um mapeamento para entender os impactos positivos e negativos de seu negócio. Depois, crie estratégias para agir frente a cada um deles. Mas lembre-se: precisam ser ações que você vai conseguir realizar — é preciso ir além do papel, obviamente. Discurso e vontade não adiantam nada sem a prática. Uma dica é estabelecer metas para cada um dos pilares do ESG.
ESG a favor do seu negócio
É possível utilizar a tendência de ESG para capturar novos clientes e aumentar o faturamento do seu negócio. Tudo depende da forma como você posiciona a empresa e implementa estratégias disruptivas – já que esse é um novo movimento.
fonte: StartSe