O Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou a atualização do relatório de monitoramento da economia global e elevou a expectativa de crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2022. A nova projeção ampliou o crescimento do PIB brasileiro para 2,8%. Essa estimativa é 1,1 ponto percentual acima da anterior, realizada em julho.
O Brasil conta com uma estimativa superior à de economias avançadas como Estados Unidos, Alemanha, França e Japão, que deverão expandir em 2,4%, neste ano. O desempenho da economia brasileira também fica acima dos índices estimados para vizinhos sul-americanos como Chile (2,0%), Paraguai (0,2%) e Peru (2,7%).
Em termos de inflação, as projeções brasileiras são melhores que a média global. O FMI espera 6% ao fim de 2022 e 4,7% para 2023. A média global, pelos cálculos do fundo, deve ser de 8,8% neste ano e de 6,5% no próximo.
De acordo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, houve uma forte mudança na estrutura da economia brasileira que, agora, é baseada em investimentos privados, com contratos firmados nessa área que asseguram o crescimento do País para os próximos anos.
fonte: SECOM