Guarapari: Uma Cidade Politicamente Conservadora

 

Pousadas em Guarapari, Hotéis em Guarapari - ES - Restaurantes Imobiliárias Fotos | Férias

Se analisarmos o histórico de todos os resultados eleitorais para o Poder Executivo municipal, verificaremos que do ponto de vista ¨político¨, os eleitores de Guarapari sempre elegeram prefeitos considerados conservadores cristãos ou conservadores mais à direita ou ao centro.

A cidade foi politicamente influenciada por determinados nichos familiares que ocupavam o debate social e político, estabelecendo desta forma o poder alternadamente entre si, eventualmente com o apoio de grupos religiosos ou de militantes sociais de outras matizes do pensamento e atuação em movimentos diversos.

Podemos considerar então que até o fim da década de 90 e início dos anos 2.000, a conjuntura política e social do município evoluiu para outros parâmetros de percepção, quando então grupos religiosos notadamente ligados á Igreja Católica, assumiram a participação nos pleitos eleitorais em detrimento à um conceito de estruturação orgânica na vida social da cidade, contribuindo inclusive para eleição do Sr. Antonico Gotardo e na sequência a do Sr. Edson Magalhães.

Importante salientar que a ¨Igreja¨, enquanto instituição religiosa, mesmo que não aborde o partidarismo institucional como formação inclusiva, sempre se fez presente em debates políticos e políticos partidários na vida dos brasileiros de forma atuante e influenciadora no processo do pensamento político, especialmente a partir da criação e dimensionamento das ¨pastorais sociais¨ criadas na década de 70, voltadas inicialmente a questões de reforma agrária, direitos indigenistas e quilombolas, e a partir de então assumindo uma maior capilaridade social e abrangência na influência política em outros campos sociais.

Assim, podemos compreender um pouco melhor a evolução dos processos políticos eleitorais ocorridos no município de Guarapari, assim como muitos outros municípios de similaridade sócio/econômico/cultural.  Entendendo que,  a visão ¨conservadora¨ ou ¨progressista¨  nos resultados políticos num determinado local, está diretamente ligada a percepção social histórica, alimentada e influenciada pela formação orgânica alinhada aos interesses sociais, sejam amplos ou restritos, promovidos por grupos ou instituições.

Tendo em vista a atual conjuntura e as muitas possibilidades a serem apresentadas ao povo, é de fundamental importância que possamos debater democraticamente buscando sempre novos  e mais eficientes debates no trato dos interesses sociais.

E que Deus nos abençoe!!!

 

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Cavalcanti

Colunista de Cultura, Filosofia, História, Política e áreas correlatas no portal DN - Todo o conteúdo criado e publicado por mim, é de minha inteira responsabilidade. Artigos de opinião e notícias checadas e publicadas por mim, não expressam necessariamente a opinião do Direto Notícias, ou sua posição.

Veja Também

Câmara aprova projeto que proíbe cobrança para sindicatos na folha de aposentados do INSS

Câmara aprova projeto que proíbe cobrança para sindicatos na folha de aposentados do INSS

04/09/2025 - 00:14   •   Atualizado em 04/09/2025 - 00:31 Bruno Spada/Câmara dos Deputados Danilo Forte, relator do projeto A Câmara dos Deputados concluiu a votação do projeto que proíbe descontos nos benefícios do INSS de mensalidades de associações, sindicatos, entidades de classe ou organizações de aposentados e pensionistas, mesmo com autorização expressa do