Se analisarmos o histórico de todos os resultados eleitorais para o Poder Executivo municipal, verificaremos que do ponto de vista ¨político¨, os eleitores de Guarapari sempre elegeram prefeitos considerados conservadores cristãos ou conservadores mais à direita ou ao centro.
A cidade foi politicamente influenciada por determinados nichos familiares que ocupavam o debate social e político, estabelecendo desta forma o poder alternadamente entre si, eventualmente com o apoio de grupos religiosos ou de militantes sociais de outras matizes do pensamento e atuação em movimentos diversos.
Podemos considerar então que até o fim da década de 90 e início dos anos 2.000, a conjuntura política e social do município evoluiu para outros parâmetros de percepção, quando então grupos religiosos notadamente ligados á Igreja Católica, assumiram a participação nos pleitos eleitorais em detrimento à um conceito de estruturação orgânica na vida social da cidade, contribuindo inclusive para eleição do Sr. Antonico Gotardo e na sequência a do Sr. Edson Magalhães.
Importante salientar que a ¨Igreja¨, enquanto instituição religiosa, mesmo que não aborde o partidarismo institucional como formação inclusiva, sempre se fez presente em debates políticos e políticos partidários na vida dos brasileiros de forma atuante e influenciadora no processo do pensamento político, especialmente a partir da criação e dimensionamento das ¨pastorais sociais¨ criadas na década de 70, voltadas inicialmente a questões de reforma agrária, direitos indigenistas e quilombolas, e a partir de então assumindo uma maior capilaridade social e abrangência na influência política em outros campos sociais.
Assim, podemos compreender um pouco melhor a evolução dos processos políticos eleitorais ocorridos no município de Guarapari, assim como muitos outros municípios de similaridade sócio/econômico/cultural. Entendendo que, a visão ¨conservadora¨ ou ¨progressista¨ nos resultados políticos num determinado local, está diretamente ligada a percepção social histórica, alimentada e influenciada pela formação orgânica alinhada aos interesses sociais, sejam amplos ou restritos, promovidos por grupos ou instituições.
Tendo em vista a atual conjuntura e as muitas possibilidades a serem apresentadas ao povo, é de fundamental importância que possamos debater democraticamente buscando sempre novos e mais eficientes debates no trato dos interesses sociais.
E que Deus nos abençoe!!!