1º de Março: Término da Guerra da Tríplice Aliança

1º de Março: Término da Guerra da Tríplice Aliança

                    Um povo que desconhece a própria história é tão medíocre que nunca será lembrado
O historiador Thomas Giulliano escreveu em seu Instagram: “Em 1 de março de 1870, há exatos 154 anos, as forças da Tríplice Aliança — da qual fizeram parte Brasil, Argentina e Uruguai — impuseram uma derrota avassaladora, tanto em termos econômicos, quanto humanitários, ao Paraguai, liderado pelo ditador Francisco Solano López.

Durante o período monárquico, o Brasil envolveu-se em três conflitos internacionais com países fronteiriços, situados ao sul, na região Platina, sendo a Guerra do Paraguai o mais longo e violento. Começou em 1864 e terminou em 1870, com a derrota do Paraguai para os países que formaram a chamada Tríplice Aliança: Brasil, Argentina e Uruguai.

Entretanto, o presidente paraguaio Francisco Solano Lopes não se rendeu. Organizou um exército com o efetivo que tinha e fugiu em direção ao norte do Paraguai. Iniciou-se, ali, a última fase da Guerra, a “Campanha da Cordilheira”. Após diversos combates e centenas de quilômetros percorridos, Lopes morreu na Batalha de Cerro Corá, no dia 1º de março de 1870. Esse fato encerrou definitivamente as operações militares daquela guerra.

Sabe o que foi publicado pelo Ministério da Defesa ou pelo próprio Exército nas redes sociais para relembrar esse fato historicamente importante? Absolutamente NADA. O Brasil desconhece a própria história em todas as esferas de sua sociedade. Desde a empregada doméstica até a mais alta cúpula das instituições, reina o desconhecimento, a incultura e até um certo desprezo pela própria história.

fonte: jornalista Allan dos Santos

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Estudantes de Alfredo Chaves apresentam Orquestra de Violões na Feira de Experiências do Turismo Rural

Estudantes de Alfredo Chaves apresentam Orquestra de Violões na Feira de Experiências do Turismo Rural

Estudantes do Programa Música na Rede integraram a programação da 5ª Feira de Experiências do Turismo Rural, em Venda Nova do Imigrante. Dezoito estudantes do Programa Música na Rede, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Camila Motta, localizada em Alfredo Chaves, participaram, na última sexta-feira (15), da 5ª edição da Feira de