
Durante o período monárquico, o Brasil envolveu-se em três conflitos internacionais com países fronteiriços, situados ao sul, na região Platina, sendo a Guerra do Paraguai o mais longo e violento. Começou em 1864 e terminou em 1870, com a derrota do Paraguai para os países que formaram a chamada Tríplice Aliança: Brasil, Argentina e Uruguai.
Entretanto, o presidente paraguaio Francisco Solano Lopes não se rendeu. Organizou um exército com o efetivo que tinha e fugiu em direção ao norte do Paraguai. Iniciou-se, ali, a última fase da Guerra, a “Campanha da Cordilheira”. Após diversos combates e centenas de quilômetros percorridos, Lopes morreu na Batalha de Cerro Corá, no dia 1º de março de 1870. Esse fato encerrou definitivamente as operações militares daquela guerra.
Sabe o que foi publicado pelo Ministério da Defesa ou pelo próprio Exército nas redes sociais para relembrar esse fato historicamente importante? Absolutamente NADA. O Brasil desconhece a própria história em todas as esferas de sua sociedade. Desde a empregada doméstica até a mais alta cúpula das instituições, reina o desconhecimento, a incultura e até um certo desprezo pela própria história.
fonte: jornalista Allan dos Santos