Acima de tudo, esta nova funcionalidade já foi implementada no município do Rio de Janeiro e está disponível para todos os clientes do Banco Santander. Além disso, o Banco do Brasil também está em fase final de implantação. O objetivo é expandir gradualmente esta funcionalidade para incluir outros bancos.
Brenno Sampaio, superintendente de Relacionamento com Clientes do Serpro, afirma que a nova funcionalidade de pagamento está pronta para ser adotada. Isto é, por qualquer um dos 60 órgãos que utilizam o Radar. A expectativa é que todos esses órgãos comecem a utilizar o PIX ainda em 2024, incluindo outros municípios, DETRANs, DERs e a Agência Nacional de Transporte (ANTT).
A tecnologia não só oferece mais praticidade no pagamento das multas, mas também garante maior transparência e agilidade no recebimento de valores pelos órgãos atuadores. Isso contribui para a redução das filas de atendimento nas instituições bancárias.
Em conclusão, o Radar gerencia todo o ciclo de vida da infração, desde a impressão das multas até a comunicação com o talonário eletrônico e os sistemas financeiros dos bancos conveniados. Portanto, resulta em economia de infraestrutura, recursos humanos, tempo e burocracia. O sistema é utilizado pela prefeitura do Rio de Janeiro, outros 53 municípios, nove órgãos estaduais (incluindo o DER-DF e o Detran Bahia), e um órgão federal (ANTT).
fonte: Serpro