Hoje é não.
Há 24 anos, Reed Hastings, um dos fundadores da Netflix, encontrou-se com os donos da Blockbuster para tentar vender sua companhia. Ele pediu US$ 50 milhões pela venda total da companhia.
“Eles foram educados, mas não estavam interessados”, disse Reed numa entrevista muito tempo depois.
Histórias como essa são comuns e algumas delas ficaram muito famosas. Contudo, o que elas mais ensinam é que os negócios, por mais sucesso que tenham, sempre precisarão mudar.
Mudar não significa jogar tudo fora e começar de novo, pelo contrário. As companhias precisam observar os sinais do mercado e entender quais são os futuros (sim, no plural) mais prováveis.
À medida que a tecnologia evolui, esses novos futuros ficam cada vez mais próximos e menos previsíveis. Por isso é tão importante ajustar os modelos de gestão para que sejam cada vez mais ágeis.
No ano 2000, há 24 anos, a Blockbuster parecida imbatível. Pouco tempo depois, fechou todas as suas lojas porque o mercado evoluiu, mas seu modelo de negócios ficou parado no tempo.
Hoje a Netflix vale US$ 272 bilhões.