Ministro propõe atuação conjunta de países sul-americanos para combate a incêndios na Amazônia

Ministro propõe atuação conjunta de países sul-americanos para combate a incêndios na Amazônia


Publicado em

15/10/2024 18h57


Brasília (DF), 15/10/2024
No segundo dia da XVI Conferência de Ministros de Defesa das Américas (CMDA), em Mendonça, na Argentina, o Ministro da Defesa José Mucio defendeu uma atuação conjunta entre países sul-americanos no combate a incêndios florestais na Amazônia. Em reuniões bilaterais, realizadas com Peru, Colômbia e Chile, ficou acordado que estas propostas serão aprofundadas a partir de 2025.

.

Na reunião bilateral com o Chile, o ministro Mucio e a Ministra de Defesa chilena, Maya Fernandez Allende, trataram sobre possível intercâmbio para construção de submarino por parte do Chile, uma vez que o país já tem processos de construção incorporados à sua Base Industrial de Defesa. 

.

Na reunião com o vice-ministro de estratégia e planejamento do Ministério da Defesa da Colômbia, Luis Edmundo Suárez Soto, o tema foi a necessidade de cooperação entre os países sul-americanos para combater crimes transfronteiriços e incêndios florestais. Os ministros acordaram um encontro de representantes dos dois países, em 2025, para estabelecimento de ações conjuntas.

.

O Ministro da Defesa do Peru, Walter Astudillo Chávez, também demonstrou intenção de aumentar a parceria na busca de soluções para os problemas comuns aos dois países, como incêndios florestais e crimes transfronteiriços. E concordou com a proposta do ministro brasileiro de apresentar propostas em um fórum a ser realizado em 2025. 

.

Com a Guiana, o primeiro ministro Mark Anthony Phillips manifestou interesse em estreitar ainda mais as relações na área de defesa. Hoje há significativa parceria no âmbito das Forças Armadas, como treinamento e intercâmbio de informações. A intenção é estender para a aquisição de equipamentos de defesa. Os dois ministros levantaram possibilidades de combater os crimes transfronteiriços e o garimpo ilegal de forma combinada em áreas de fronteira na Amazônia.

.

O ministro Mucio se reuniu, ainda, com o vice-presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Gilles Carbonnier. O tema principal foi ajuda humanitária internacional. A Organização tem histórico de relacionamento com as Forças Armadas brasileiras, a exemplo da Operação Acolhida. “O Brasil é um país que consegue construir pontes, que dá exemplos e inspira outros países”, agradeceu Carbonnier ao ministro Mucio pela parceria.

Comissões de Trabalho O segundo dia de evento também contou com Comissões de Trabalhos. Dentre os temas debatidos, está o “desenvolvimento responsável, a aplicação e a governança da inteligência artificial no domínio militar”. Em sua participação, o Brasil destacou a existência de um órgão consultivo de alto nível, sob a égide das Organizações da Nações Unidas (ONU), que apresentou recomendações para a governança global da Inteligência Artificial (IA). Segundo o delegado do Brasil na comissão de trabalho, Brigadeiro José Roberto de Queiroz, “essas recomendações devem ser analisadas antecipadamente, de modo a darem suporte aos debates que serão desencadeados no âmbito da CMDA”.

Os estados membros concordam que a IA deve apresentar dados confiáveis, permitindo o controle das ações desencadeadas, sobretudo, por meio da interferência humana, e atender aos princípios da ética, da segurança, com mecanismos de governança digital capazes de assegurar a proteção das ações militares e da sociedade.

Definido o país sede da CMDA para o próximo biênio
A CMDA, criada em 1995, é um dos mais relevantes fóruns da área de defesa e segurança do continente americano. A cada dois anos, o país sede é alternado entre as nações componentes, tendo sido o Peru anunciado como anfitrião da XVII CMDA, exercendo a presidência no ciclo 2025/2026 da Conferência.

Esta edição tem a participação de 22 titulares ou representantes da pasta de defesa ou segurança dos 35 países membros. E, como observadores, estão presentes dois países convidados, Portugal e França, além de 7 organizações internacionais especializadas em defesa.

Saiba mais:

Brasil participa de reuniões bilaterais no principal fórum de defesa do continente americano

Ministro Mucio defende cooperação regional durante fórum multilateral de defesa das Américas

Por Ascom
Fotos: Divulgação

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

 

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Censipam realiza seminário sobre sensores meteorológicos com programação técnica voltada ao setor especializado

Censipam realiza seminário sobre sensores meteorológicos com programação técnica voltada ao setor especializado

Publicado em 05/08/2025 15h26 Atualizado em 05/08/2025 15h38   Brasília (DF), 5/8/2025 – O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), vinculado ao , realizará o IV Seminário de Gestão de Sensores Meteorológicos. O evento ocorrerá nos dias 19 a 22 de agosto, na sede do Censipam, em Brasília. A edição