Estudantes do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Paulo Freire, localizado no município de Anchieta, expuseram, entre os dias 26 e 28 de novembro, dois projetos durante a 4ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília. Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), o evento reuniu instituições de ensino de todo o Brasil, com o objetivo de destacar inovações e projetos desenvolvidos nas áreas de educação técnica e profissionalizante.
Ana Luiza Rupf Langoni, aluna do curso técnico em Eletrotécnica, apresentou o protótipo “Luva Prismática”. Desenvolvido sob orientação do professor de Física Layon Mescolin, a invenção visa criar um sistema inovador para melhorar a acessibilidade de deficientes visuais em mercados de hortifrúti, por meio de uma luva equipada com tecnologia para orientar a pessoa na escolha e manipulação dos produtos.
Já João Victor Souza da Silva, aluno do curso técnico em Química, auxiliado pela professora de Química Carla Sardinha, propôs a produção de um biofertilizante utilizando casca de camarão como componente orgânico. “O projeto propõe uma solução ecológica para a agricultura, utilizando resíduos de camarão, um insumo abundante na indústria alimentícia, para a criação de um fertilizante sustentável e de baixo custo”, destacou a professora Carla Sardinha.
De acordo com a gerente do Ensino Médio da Secretaria da Educação (Sedu), Endy Albuquerque, a participação da escola no evento reafirma o compromisso da instituição com a formação técnica de qualidade, alinhada às necessidades do mercado de trabalho e às exigências de inovação e sustentabilidade.
“Nossa presença demonstra a importância do ensino técnico não apenas como uma base sólida para o mercado de trabalho, mas também como uma ferramenta essencial para promover soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios da sociedade contemporânea”, afirmou Endy Albuquerque.