Eduardo Girão Aciona Governo Federal para Evitar Desastre em Pontes do Ceará

Eduardo Girão Aciona Governo Federal para Evitar Desastre em Pontes do Ceará

No dia 27 de dezembro, o senador Eduardo Girão (NOVO-CE) enviou um ofício ao governo federal solicitando medidas para prevenir desastre em pontes, como a que caiu entre Tocantins (TO) e Maranhão (MA) no mesmo mês, no Ceará.

Foto: a queda da ponte entre Tocantins e Maranhão deixou três mortos e 14 desaparecidos (créditos: Polícia Militar de Tocantins).

O parlamentar enviou o documento ao Ministério dos Transportes e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

De acordo com uma pesquisa do jornal Folha de SP, com base em dados do DNIT, existem 727 pontes brasileiras em condições semelhantes a que desabou entre os dois estados nordestinos.

Além disso, o levantamento aponta que o Ceará é o estado com mais pontes em condição crítica ou ruim, com 93 estruturas nestas categorias. Segundo o DNIT, existem cinco classificações para as pontes federais: 1 (crítica), 2 (ruim), 3 (regular), 4 (boa) e 5 (ótima).

“A deterioração dessas infraestruturas compromete a segurança de seus usuários, a eficiência do transporte rodoviário e, consequentemente, o desenvolvimento econômico da região, agravando riscos para a integridade física de pessoas e bens”, afirma Girão no ofício.

Clique aqui e acompanhe Eduardo Girão nas redes sociais!

Solicitações para evitar desastre nas pontes do Ceará

No ofício, Girão pede:

– Que as autoridades informem quais são as pontes que se encontram em estado crítico e qual é a localização exata delas;

– A execução de vistorias técnicas nas estruturas em questão;

– A realização de obras de manutenção e reparo o mais rápido possível;

– Nos casos em que for necessário, realizar a interdição preventiva das pontes com risco iminente até a solução da situação, juntamente com um estudo para a manutenção do fluxo da via.

O senador do NOVO manifestou a necessidade de promover essas medidas preventivas para evitar desastres como o que ocorreu na divisa entre os estados.

“Para evitar aquela velha história de “não adianta nada chorar sobre o leite derramado”, nosso gabinete agiu já. Catástrofes como a ocorrida na ponte que liga os estados do Maranhão e Tocantins são sempre anunciadas”, destacou Girão pelas redes sociais.

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Fraudes no INSS e crime organizado marcam CPIs em 2025

Senado analisa indicações para STF, CVM e outros órgãos

Os senadores iniciam os trabalhos em 2026 com pelo menos 24 nomes na fila das sabatinas para cargos de autoridade. Desses, 17 são indicados para chefiar embaixadas do Brasil no exterior. Entre as indicações a serem analisadas pelo Senado, está a de Jorge Messias (atual advogado-geral da União) para o cargo de ministro do Supremo Tribunal