Os encontros têm o intuito de capacitar os servidores para a atuação em bancas de heteroidentificação.
A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Comissão Permanente de Estudos Afro-Brasileiros (Ceafro), integrada à Gerência de Educação Antirracista, do Campo, Indígena e Quilombola (Geaciq), e do Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope), organizou, na última semana, os encontros presenciais da Formação Comissões de Heteroidentificação. Os encontros fazem parte de uma formação de 20h que está sendo ofertada a servidores da unidade central da Sedu, em Vitória, de forma semipresencial, com o intuito de capacitá-los para atuação em bancas de heteroidentificação.
Durante o encontro, os cursistas puderam simular a formação de bancas de heteroidentificação e ouvir as contribuições das palestrantes Marluce Leila Simões Lopes, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e Vanda de Souza Vieira, integrante do Neab/Ufes e do Movimento Negro Unificado (MNU), que dialogaram a respeito da importância histórica das políticas de ações afirmativas e da constituição das comissões de heteroidentificação.
Outro destaque da formação foi o momento de escuta de três estudantes egressos da Rede Estadual que foram aprovados na Universidade Federal do Espírito Santo e passaram pelo procedimento das bancas de heteroidentificação da Universidade. Cauã Nobre Lima, Milena Antônia Firmino Garcia Laranja e Fhelipe Augusto Pereira da Silva foram aprovados em Artes Visuais, Direito e Engenharia de Produção, respectivamente, e emocionaram muitos cursistas ao trazerem seus relatos.
Haryany Santos Rocha, cursista e técnica pedagógica da Sedu, destacou que a formação foi fundamental para a execução da política pública na Sedu e ressaltou a importância da presença dos estudantes no evento.
“O relato dos estudantes foi fantástico, pois trouxe a visão de jovens negros, da nossa rede, e que acessaram a política pública de cotas. Algo que eu nunca tinha participado ou ouvido”, comentou Haryany Rocha.
Por fim, a gerente da Geaciq, Aline de Freitas Dias, destacou que a formação tem o objetivo de capacitar os servidores a partir de um posicionamento crítico, consciente e ético, evitando fraudes e contribuindo para a efetividade das ações.
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