Pseudoraiva: importância na formação de profissionais de saúde animal

Pseudoraiva: importância na formação de profissionais de saúde animal

A pseudoraiva, também conhecida como doença de Aujeszky, é causada por um vírus da família dos herpesvírus e afeta principalmente os suínos, podendo causar sinais respiratórios, nervosos e reprodutivos. O professor titular aposentado e professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da UFRGS (PPGCV UFRGS), Paulo Michel Roehe, explica que o vírus tem uma característica peculiar: “Ele causa infecções latentes em suínos, tornando-os portadores pelo restante de suas vidas”.

Cães, gatos, bovinos e outras espécies podem ser eventualmente infectados, mas para esses animais a infecção é fatal. “O vírus causa uma encefalite invariavelmente fatal, cujos sinais se assemelham aos da raiva, o que originou o nome pseudorraiva”, esclarece Roehe.

“O vírus causa uma encefalite invariavelmente fatal, cujos sinais se assemelham aos da raiva, o que originou o nome pseudoraiva” – Paulo Michel Roehe, professor convidado PPGCV UFRGS

Transmissão e sintomas

A doença pode ser transmitida por contato direto com animais doentes ou por meio de utensílios, roupas, veículos e carcaças contaminadas. “Cães e gatos podem se infectar ao ingerirem carcaças de suínos contaminados”, afirma o professor. Por serem hospedeiros acidentais, esses animais não propagam a doença. “Eles invariavelmente morrem ao se infectarem”, destaca Roehe.

Os sinais clínicos em cães e gatos incluem alterações de comportamento, febre, tremores, incoordenação motora, ataxia, opistótono (posição anormal da cabeça e pescoço) e convulsões. “Não há grupos específicos mais suscetíveis; qualquer cão ou gato pode ser afetado se tiver contato com o vírus”, complementa o especialista.

Leia a reportagem “Merece atenção”, na íntegra e sem custo, acessando a página 40 da edição de Abril de 2025 (nº 308) da Revista Cães e Gatos

LEIA TAMBÉM

Diabetes em pets: Como prevenir e tratar o problema?

Médica-veterinária explica tudo sobre a lipidose hepática felina

Doença do carrapato: Quais os principais riscos para os pets? 

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Cuidado geriátrico para cães e gatos: como prolongar a vida?

Cuidado geriátrico para cães e gatos: como prolongar a vida?

Se você tem um cão ou gato que já passou dos sete anos de idade, saiba que ele entrou oficialmente na fase geriátrica. Sim, nossos fiéis companheiros envelhecem mais rápido do que gostaríamos. Mas aqui vai uma excelente notícia: com os cuidados certos, é possível garantir a eles uma vida mais longa, saudável e cheia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *