Projeto interdisciplinar une ciência e saberes indígenas em escola de Vila Velha

Projeto interdisciplinar une ciência e saberes indígenas em escola de Vila Velha

Oficinas práticas e visita em aldeia indígena marcaram o projeto “Saberes da Terra”.

Na última quarta-feira (23), a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Luiz Manoel Vellozo, localizada em Vila Velha, realizou a conclusão do projeto interdisciplinar “Saberes da Terra”, desenvolvido pelas áreas de Ciências da Natureza e Matemática. A iniciativa propôs uma imersão nos saberes ancestrais dos povos originários, conectando-os com conteúdos curriculares por meio de oficinas interativas e vivências culturais.

O projeto envolveu oficinas de produção de tintas naturais, grafismo indígena em sólidos geométricos, etnobotânica e estudo do calendário astronômico indígena, despertando o interesse e o encantamento dos estudantes. A atividade foi pensada de forma a integrar conhecimentos tradicionais e científicos, promovendo o respeito à diversidade e ampliando a visão dos alunos sobre a ciência como saber construído em múltiplos contextos.

Como etapa final do projeto, os estudantes participaram de um quiz on-line para revisar os conteúdos e visitaram a aldeia indígena de Piraqueaçu, em Aracruz. A experiência proporcionou um contato direto com o cotidiano dos povos originários, promovendo a empatia e a valorização da cultura indígena.

“O projeto foi um sucesso total, com envolvimento dos alunos desde o início. Eles puderam escolher as oficinas com base em suas curiosidades e habilidades. As exposições ao final permitiram uma troca entre os grupos, em que cada um apresentou o que desenvolveu”, destacou a professora de Química Jessika Lima Cruz.

A ação foi orientada por professores de diferentes áreas: Jessika Lima Cruz (Química), Débora Machado Ferreira (Biologia), Silvia Maria Passifico de Miranda (Matemática), Adiel Rodrigues de Souza (Física) e Joel Veronez Almeida (Matemática), promovendo uma abordagem interdisciplinar, alinhada ao ProERER (Programa de Educação para Relações Étnico-Raciais) e a temas como diversidade e inclusão.

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