Escola de São Mateus discute legado de filósofas mulheres

Escola de São Mateus discute legado de filósofas mulheres

Projeto da Escola Ceciliano Abel de Almeida estimula reflexão crítica e valoriza a presença feminina na história do pensamento.

Com o objetivo de promover uma discussão profunda sobre o papel da mulher na Filosofia, a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Ceciliano Abel de Almeida, localizada em São Mateus, desenvolveu, durante as três primeiras semanas de junho, o projeto “Filósofas Mulheres”. A proposta surgiu da necessidade de ampliar o debate sobre a presença feminina no pensamento ocidental para além do mês de março, tradicionalmente associado à luta das mulheres.

Sob a orientação do professor de Filosofia Vitor Vasconcelos Salvador, os alunos estudaram o legado de filósofas que marcaram época, enfrentaram contextos de repressão e resistiram intelectualmente às imposições sociais de seu tempo. Entre os nomes abordados estavam Safo de Lesbos, Aspásia de Mileto, Olympe de Gouges, Hannah Arendt, Edith Stein, Rosa Luxemburgo, Simone de Beauvoir e Marilena Chauí.

A atividade interdisciplinar buscou romper com a invisibilização histórica dessas pensadoras e evidenciar suas contribuições à crítica política, à ética, à linguagem e à liberdade humana.

Ao longo do projeto, os estudantes tiveram a oportunidade de pesquisar, apresentar e debater trechos das obras e da trajetória de cada pensadora, o que gerou interesse, participação ativa e reflexões críticas sobre gênero, poder e história.

“Sempre é tempo de discutir e enfatizar a importância da mulher na sociedade e na história. Com esse trabalho, buscamos dar ênfase também ao seu papel na Filosofia. A mulher pode e deve estar onde, como e quando quiser, em qualquer momento da história”, destacou o professor Vitor Vasconcelos Salvador.

Ele também acrescentou: “Essas mulheres são grandiosas. Tinham coragem de ousar pensar, criticar, se expor e se impor em épocas de perseguições, revoluções e ditaduras. Mesmo em um meio machista e rígido, suas vozes se fizeram ouvidas em prol da liberdade, da dignidade e da vida, e incomodaram aqueles que não admitiam pensamentos novos e diversos.”

A estudante Norelayne Rigato Pereira, da 3ª série do Ensino Médio, relatou sua reflexão durante a pesquisa: “Histórias e obras importantes como as de Safo de Lesbos passaram por muitas alterações, a fim de moldar-se aos princípios e opiniões daqueles que se propuseram a estudá-la. Me perguntei inúmeras vezes durante a elaboração do trabalho por que há tão pouco registrado, enquanto sobre figuras masculinas do mesmo período encontramos tantas informações”, disse.

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