Pentatlo e Judô: Brasil garante destaque internacional com atletas militares

Pentatlo e Judô: Brasil garante destaque internacional com atletas militares


Publicado em

02/07/2025 16h40


Atualizado em
02/07/2025 17h14


Brasília, 2/7/2025 –
Militares do Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR), do , voltaram a destacar o Brasil entre os melhores no esporte. O pódio verde e amarelo veio, desta vez, no 43º Campeonato Mundial Militar de Judô, do Conselho Internacional de Esportes Militares (CISM), realizado de 22 a 29 de junho, em Warendorf, na Alemanha. Com um total de cinco medalhas, a delegação brasileira garantiu o primeiro lugar no ranking, uma participação histórica.

As medalhas de ouro foram conquistadas pelos sargentos do Exército Beatriz Souza e Gabriel Falcão; e pelo sargento da Marinha Marcelo Gomes. A 3º Sargento Jéssica Lima da Marinha garantiu o bronze. 

PHOTO-2025-07-02-16-12-17.jpg
.

O Brasil também se consagrou campeão por equipes mistas, com os sargentos Beatriz Souza, Gabriel Falcão, Marcelo Gomes, Jéssica Lima; Vinícius Ardina (EB) e a Nauana  Silva (EB). O atleta Gabriel Falcão recebeu, também, o título de melhor atleta masculino da competição. 32 países participaram do campeonato. 

A participação da delegação brasileira foi coordenada pela Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), em trabalho conjunto com a Comissão de Desportos da Marinha (CDM) e Comissão de Desportos do Exército (CDE) e apoio da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

O Programa Atletas de Alto Rendimento foi criado pelo , em 2008, e é executado pelas Forças Armadas. A iniciativa tem como principais objetivos contribuir para o desenvolvimento do desporto nacional de rendimento; e representar o e as Forças Armadas em competições nacionais e internacionais. 

Pentatlo Aeronáutico – O Brasil também conquistou a medalha de prata, por equipe masculina, no Open Regional de Pentatlo Aeronáutico. O campeonato reuniu atletas militares de sete países que disputaram provas de alto nível de preparo físico, técnico e mental nas modalidades de Basquete, Tiro, Natação Utilitária, Esgrima, Pista de Obstáculo e Orientação. O evento ocorreu na Lituânia, nos dias 24 a 29 de junho.

O Diretor do Departamento de Desporto Militar (DDM), do Ministério da  Defesa, General de Divisão Paulo Afonso Bruno de Melo, destaca que a atuação brasileira foi marcada pela disciplina, espírito de equipe e excelência técnica dos atletas militares. “Tal conquista é o resultado do compromisso das Forças Armadas com o alto rendimento esportivo e com a projeção internacional do Desporto Militar do Brasil”, disse. 

1.jpg
.

Os atletas da Força Aérea Brasileira que representaram o país na Lituânia foram: Major Joel Eloi Belo Júnior, Capitão Ariel José Pimentel Kaczmark, Tenente Andressa Midori Nishigawa Silva Lopes, Tenente Tiago Goulart Gomes Oliveira, Tenente Walney Nardaci Oliveira, Aspirante a Oficial Luís Paulo Borges Gomes Ferreira e Sargento Mariana Barbosa Bagnara. 

Após a conquista, os militares se preparam para o 61º Campeonato Mundial de Pentatlo Militar Aeronáutico, que vai ocorrer em novembro, no Rio de Janeiro. 

Por: Bruna Lima, Rayane Bueno e Tuili Freitas, com informações da SEPESD.
Fotos: Divulgação

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)

(61) 3312-4071

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Iases assina contrato com a empresa que vai organizar próximo concurso público do órgão

Iases assina contrato com a empresa que vai organizar próximo concurso público do órgão

O diretor-geral do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Fabio Modesto, assinou, na última sexta-feira (27), o contrato com a empresa que vai organizar o próximo concurso do Instituto. A banca escolhida foi o Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (Idcap). Serão oferecidas 981 vagas, sendo 805 para Agente Socioeducativo e 176 para cargos Técnico Superior Socioeducativo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *