Governo do Estado amplia políticas públicas para as juventudes

Governo do Estado amplia políticas públicas para as juventudes

O Governo do Estado aderiu ao Plano Juventude Negra Viva, uma iniciativa nacional voltada para o enfrentamento do racismo estrutural e da violência letal que afeta a juventude negra no Brasil. A assinatura do documento aconteceu durante a Caravana da Juventude, do Governo Federal, realizada em Vitória com a presença do ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.

O Plano Juventude Negra Viva foi construído de forma interministerial e com participação social. O objetivo é promover a inclusão, a equidade racial e a garantia de direitos por meio de ações integradas nas áreas de educação, trabalho, cultura, saúde, segurança pública e justiça. Ao valorizar a vida da juventude negra e combater as desigualdades raciais, o plano reafirma o compromisso do Estado com a construção de uma sociedade mais justa, diversa e igualitária.

Durante o evento, foi assinado o convênio para fomento de equipamentos para a Praça da Juventude, no município de Viana, por meio do Programa Estação Juventude. Os equipamentos atenderão às juventudes do município capixaba.

“Temos uma política bem estruturada para a juventude no Espírito Santo com diversas ações em execução. Esse trabalho que o Governo Federal vem desenvolvendo só fortalece o que vem sendo feito. Queremos seguir com esse pensamento de investir forte em nossa juventude para que possamos afastá-los do mundo da criminalidade e gerar oportunidades para que possam transformar as suas vidas e de seus familiares”, destacou o governador Renato Casagrande, que recebeu a delegação do Ministério no Palácio Anchieta.

O ministro da Secretaria Geral da Presidência da República falou das ações desenvolvidas pelo Governo Federal para as juventudes. “Juventude é coisa muito séria. A juventude é o presente e o futuro do País. Por isso, estamos aqui e também porque o governo Lula tem compromisso com os jovens do Brasil e com o fortalecimento das políticas públicas de juventude. Hoje estamos dando alguns passos importantes aqui. Temos a nossa Caravana para dialogar com os jovens sobre o Plano Nacional de Juventude e tivemos a adesão do Estado ao Plano Juventude Negra Viva, pois entendemos que é dever do Estado e compromisso da sociedade firmar este pacto de construção de políticas públicas para as pessoas negras, contra o preconceito e a violência e por mais oportunidades”, declarou Macêdo.

O secretário nacional de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, do Ministério da Igualdade Racial, Tiago Santana destacou a importância do Programa Juventude Negra Viva.

“A nossa juventude precisa, além de todas essas políticas, o básico, que é viver. E quem mais está sendo ameaçado hoje de não saber se sai de casa e volta com vida, é a nossa juventude negra. Por isso, nós, o governo do presidente Lula, numa política inovadora, lançamos o Plano Juventude Negra Viva. Resultado de uma construção coletiva, que rodou o Brasil todo, mobilizando a nossa juventude para que o governo federal, os estados e os municípios se comprometam numa agenda potente para garantir a vida da juventude negra. O Plano Juventude Negra Viva é um chamado e um pacto para garantir que a juventude brasileira possa pensar e ajudar a gente a construir esse Brasil com muito mais estruturação. É um conjunto de políticas para que a nossa juventude negra possa existir com direitos e oportunidades”, pontuou Santana;

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, que representou o Governo do Estado na edição da Caravana na Escola Estadual em Vitória, destacou a importância das entregas para as juventudes capixabas: “Estas entregas ampliam as ações do Governo do Estado direcionadas às juventudes.   São conquistas que reafirmam o compromisso do Governo do Estado com a vida, a equidade e o futuro das juventudes.”

O protagonismo do Espírito Santo com iniciativas como os Centros de Referência das Juventudes (CRJs), o Programa de Empregabilidade e Qualificação Profissional para Jovens Capixabas (EmpregaJUV), o Nosso Crédito Juventude Empreendedora (CredJuv) e a regulamentação do Fundo Estadual para as Juventudes (FEJUVES), demonstram o impacto positivo de políticas públicas estruturadas.

CaravanaA Caravana das Juventudes realizada na Capital do Espírito Santo celebra os 20 anos da Política Nacional de Juventude, com a promulgação da Lei nº 11.129 de 30 de junho de 2005, que institui o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) cria o Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) e a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ).

O objetivo é promover a mobilização pela aprovação do Plano Nacional de Juventude, formar as juventudes a respeito de seus direitos garantidos no Estatuto da Juventude, bem como fortalecer os conselhos e órgãos gestores de juventude em âmbito estadual e municipal, por meio de capacitação e formação.

CRJsJuventudes que participam dos Centros de Referência das Juventudes (CRJs) participaram do evento com apresentações culturais e trabalhos que desenvolvem nestes espaços. Os CRJs integram o eixo social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. No Espírito Santo são 14 CRJs localizados em 10 municípios.


Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com

Assessoria de Comunicação da SEDH
Simone Diniz
(27) 3134-1414
comunicacao@sedh.es.gov.br

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Censipam realiza seminário sobre sensores meteorológicos com programação técnica voltada ao setor especializado

Censipam realiza seminário sobre sensores meteorológicos com programação técnica voltada ao setor especializado

Publicado em 05/08/2025 15h26 Atualizado em 05/08/2025 15h38   Brasília (DF), 5/8/2025 – O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), vinculado ao , realizará o IV Seminário de Gestão de Sensores Meteorológicos. O evento ocorrerá nos dias 19 a 22 de agosto, na sede do Censipam, em Brasília. A edição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *