Lula quer penas de 6 a 20 anos para crimes enquadrados como atos e financiamentos ‘antidemocráticos’

Lula quer penas de 6 a 20 anos para crimes enquadrados como atos e financiamentos ‘antidemocráticos’

Lula quer penas de 6 a 20 anos para crimes enquadrados como atos e financiamentos ‘antidemocráticos’

Atos e financiamentos ‘antidemocráticos’: Lula quer prisão de 6 a 20 anos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, que não esconde seus laços políticos com ditaduras como Bolívia, Cuba, Venezuela e Nicarágua, anunciou nesta sexta-feira (21) um pacote de medidas na área de segurança pública.

As ações, conforme o mandatário, devem integrar o PAS (Programa de Ação na Segurança). Entre as medidas, está um projeto de lei que determina penas maiores para financiadores de atos que forem considerados ‘antidemocráticos’.

O projeto foi disponibilizado pelo Ministério da Justiça e alta o Código Penal. Entre outras coisas, defende as seguintes aplicações:

  • Pena de 6 a 12 anos para quem organizar ou liderar movimentos antidemocráticos;
  • Pena de 8 a 20 anos para quem financiar movimentos antidemocráticos;
  • Pena de 6 a 12 anos, mais pena correspondente à violência, para crimes que atentem contra a integridade física e a liberdade do presidente da República, do vice-presidente da República, do presidente do Senado, do presidente da Câmara, dos ministros do Supremo Tribunal Federal e do procurador-geral da República, com fim de alterar a ordem constitucional democrática;
  • Pena de 20 a 40 anos para crimes que atentem contra a vida das autoridades citadas acima, com fim de alterar a ordem constitucional.

A resolução do governo federal, no entanto, não detalha quais seriam os atos enquadrados como atentado ao Estado democrático de Direito.

fonte: Conexão Política

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Fraudes no INSS e crime organizado marcam CPIs em 2025

Senado analisa indicações para STF, CVM e outros órgãos

Os senadores iniciam os trabalhos em 2026 com pelo menos 24 nomes na fila das sabatinas para cargos de autoridade. Desses, 17 são indicados para chefiar embaixadas do Brasil no exterior. Entre as indicações a serem analisadas pelo Senado, está a de Jorge Messias (atual advogado-geral da União) para o cargo de ministro do Supremo Tribunal