"Todes": BH barra avanço da linguagem neutra esquerdista

“Todes”: BH barra avanço da linguagem neutra esquerdista

              Projeto de lei é de autoria do deputado federal Nikolas Ferreira

No dia 19 de agosto, um projeto de lei reacendeu o debate em torno do uso da linguagem neutra.

A Câmara Municipal de Belo Horizonte promulgou uma lei que veta o uso de linguagem neutra nas escolas públicas e privadas.

A proposta é de autoria do deputado federal Nikolas Ferreira e proíbe o uso do dialeto na grade curricular e no material didático, além de impor sanções às instituições que descumprirem a lei.

Apesar de controverso, o dialeto não-binário vem ganhando eco na sociedade, a ponto de ser usado até mesmo em eventos oficiais do atual Governo Federal e documentos do poder executivo.

Para ideólogos e ativistas de gênero, o uso de pronomes neutros seria uma forma de incluir pessoas que não se identificam com o gênero masculino e feminino. Alegam também que a língua portuguesa encoraja o machismo e o sexismo.

Para outros, a implementação do dialeto não-binário na grade curricular exclui disléxicos, surdos e deficientes visuais, inviabilizando a comunicação desses grupos.

Segundo Cíntia Chagas, professora de português formada em letras pela UFMG, “o dialeto é defendido por ditadores da linguagem.” O crítico literário Rodrigo Gurgel ainda afirma que “estão sacrificando o idioma para satisfazer a sanha de grupos sociais que se pretendem donos da verdade.”

As pautas relacionadas à questão de gênero estão presentes na sociedade e são motivos de discussão frequente

Para compreender melhor a origem dessas ideias, a Brasil Paralelo produziu três documentários sobre o tema: A Face Oculta do Feminismo, As Grandes Minorias e Os Donos da Verdade, todos disponíveis no app e plataforma BP.

E para quem quer se aprofundar mais ainda no assunto, também estão disponíveis os cursos “A História do Feminismo” com a Ana Caroline Campagnolo e “Aborto: Quem é a Verdadeira Vítima?” com Marcus Lins.

fonte: BP

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Fraudes no INSS e crime organizado marcam CPIs em 2025

Senado analisa indicações para STF, CVM e outros órgãos

Os senadores iniciam os trabalhos em 2026 com pelo menos 24 nomes na fila das sabatinas para cargos de autoridade. Desses, 17 são indicados para chefiar embaixadas do Brasil no exterior. Entre as indicações a serem analisadas pelo Senado, está a de Jorge Messias (atual advogado-geral da União) para o cargo de ministro do Supremo Tribunal