Tragédia no RS mostrou que Brasil precisa se preparar para mudanças no clima

Tragédia no RS mostrou que Brasil precisa se preparar para mudanças no clima

O Brasil não tem terremotos, vulcões ou tsunamis. Talvez por isso o país tenha por muito tempo alimentado a ilusão de que a estabilidade geológica do território seria suficiente para garantir um futuro tranquilo — livre de tragédias provocadas por eventos naturais.

A catástrofe no Rio Grande do Sul provou da pior forma que tudo não passava de engano. Nos dias finais de abril de 2024, o estado sofreu com chuvas, enchentes e enxurradas que atingiram 478 dos 497 municípios gaúchos, afetaram 2,4 milhões de pessoas — mais de um quinto da população local — e deixaram mais de 4 mil desalojados, 173 mortos e 38 desaparecidos. Foi o maior desastre natural da história do país.

Se não temos tremores de terra, rios de lava ou ondas gigantescas, somos ano a ano castigados por fenômenos climáticos. São catástrofes geralmente associadas a condições extremas relacionadas à incidência da chuva: ou o excesso ou a escassez absoluta.

Quanto o país investe na prevenção? Quanto gasta para reconstruir comunidades inteiras destruídas por dilúvios ou estiagens de grande magnitude? Como preparar as cidades para evitar novas calamidades? Qual o papel do Congresso Nacional?

Ao tentar responder a algumas dessas perguntas, a Agência Senado publicou, entre maio e junho de 2024, reportagens sobre a emergência climática, que agora podem ser lidas por meio dos links abaixo.

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Prefeitas eleitas da PB são recebidas pelo líder Hugo Motta

Prefeitas eleitas da PB são recebidas pelo líder Hugo Motta

Gestoras estão em Brasília para participar da segunda edição do Seminários Novos Gestores promovido pela CNM 19/11/2024 - 15:28 Brasília (DF) – As eleições municipais registraram o maior número de mulheres eleitas para prefeituras. No próximo ano, 727 cidades serão administradas por mulheres. Para o líder do Republicanos, deputado Hugo Motta (PB), esse número, apesar