A iniciativa busca promover a disseminação de materiais complementares a fim de apoiar as atividades de Educação das Relações étnico-raciais (ERER) nas escolas Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho, a Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Educação Antirracista, do Campo, Indígena e Quilombola (Geaciq), publicou, nesta quinta-feira (25), uma edição especial do informativo “Geaciq Indica”. O periódico, que busca promover a disseminação de materiais complementares a fim de apoiar as atividades de Educação das Relações étnico-raciais (ERER) nas escolas Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo, traz, nesta edição, o debate sobre “Interseccionalidade e mulheres negras”.
O material, além de celebrar a força e a resistência dessas mulheres, como por exemplo, Tereza de Benguela, líder quilombola reverenciada por sua coragem e habilidade ao conduzir o Quilombo do Quariterê, no Mato Grosso, destaca a importância da data na reflexão e luta contra o racismo, a violência de gênero e outras formas de discriminação que as atingem.
Uma das responsáveis pela publicação, a gerente da Geaciq, Aline de Freitas Dias, explicou que o documento é publicado mensalmente e busca manter um repertório consistente, reforçando o compromisso com a equidade racial na educação. “A Geaciq Indica faz parte do conjunto de estratégias planejadas pela gerência para incentivar práticas que reforcem o compromisso com uma educação para a Equidade Racial”, contou Aline de Freitas Dias.
“Além do teor pedagógico, a edição especial vem homenagear mulheres negras que estão em nosso convívio, sendo estudantes, professoras e servidoras com atuação em diferentes funções em nossa rede, além de lembrar nomes importantes no cenário nacional brasileiro”, concluiu a servidora.