NOVO Aciona CNJ e Pede Investigação Contra Assessores por Seguirem Ordens Ilegais de Alexandre de Moraes

NOVO Aciona CNJ e Pede Investigação Contra Assessores por Seguirem Ordens Ilegais de Alexandre de Moraes

Nesta quinta-feira (15), o NOVO apresentou uma denúncia ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra os juízes auxiliares de Alexandre de Moraes, Airton Vieira e Marco Antônio Martins Vargas, por supostamente agirem em cumprimento a ordens ilegais do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Foto: Reuters/Adriano Machado.

Segundo a Reclamação Disciplinar, os magistrados teriam produzido relatórios com direcionamento prévio dos alvos, como jornalistas e influenciadores, e os submetido a Moraes para ajustes. O objetivo seria justificar perseguições judiciais de cunho político.

O deputado federal Marcel van Hattem (NOVO-RS), que participou da formulação da ação do CNJ, aponta que os abusos cometidos por Moraes e seus assessores são um atentado contra a democracia brasileira.

“A atuação arbitrária e fora dos limites legais, como demonstram as mensagens expostas, é uma clara violação das garantias fundamentais que sustentam nossa democracia. O CNJ precisa apurar rigorosamente esses fatos e punir exemplarmente os responsáveis”, declara.

Na peça jurídica, o NOVO alerta aos membros do CNJ que “restou evidenciado que os relatórios e informações eram previamente submetidos a Moraes, que solicitava ajustes a fim de atenderem seus desígnios autoritários numa tentativa de fundamentar injustas perseguições judiciais com finalidades políticas”.

A denúncia aponta que os desembargadores praticaram diversos ilícitos funcionais por meio de trocas de mensagens, violando o princípio do devido processo legal, como foi veiculado em primeira mão pelo jornal Folha de S.Paulo.

Diante disso, o partido solicita ao CNJ a instauração de um processo administrativo disciplinar e a punição severa dos envolvidos, conforme o Regulamento Geral da Corregedoria Nacional de Justiça.

Clique aqui e entenda em detalhes as irregularidades cometidas por Alexandre de Moraes e seus assessores!

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Fraudes no INSS e crime organizado marcam CPIs em 2025

Senado analisa indicações para STF, CVM e outros órgãos

Os senadores iniciam os trabalhos em 2026 com pelo menos 24 nomes na fila das sabatinas para cargos de autoridade. Desses, 17 são indicados para chefiar embaixadas do Brasil no exterior. Entre as indicações a serem analisadas pelo Senado, está a de Jorge Messias (atual advogado-geral da União) para o cargo de ministro do Supremo Tribunal