Publicado em
26/08/2024 12h27
Atualizado em
26/08/2024 14h18
Brasília (DF), 26/8/2024 – As Forças Armadas, sob a coordenação do Ministério da Defesa, estão atuando em São Paulo com 600 militares no combate às queimadas. A operação ocorre desde quinta-feira (22) e conta, atualmente, com cinco helicópteros (dois da Marinha e três do Exército) e com a aeronave multimissão KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB).
O KC-390 Millennium já foi empregado este ano no combate a incêndios no Pantanal e se destaca por possuir tecnologia para conter as chamas em pleno voo. A aeronave utiliza o Sistema Modular Aerotransportável (MAFFS, do inglês Modular Airborne Fire Fighting System. São tubos que projetam água pela porta traseira esquerda do avião, podendo descarregar até três mil galões – aproximadamente 12 mil litros de água, em áreas de difícil acesso.
- .
Engenharia – Além das aeronaves, também estão sendo empregados equipamentos especializados de engenharia para construção de aceiros, uma espécie de barreira para evitar o alastramento do fogo. Viaturas de socorro e caminhões cisterna também estão sendo empregadas. A atuação da Marinha, do Exército e da Aeronáutica ocorre em apoio ao estado de São Paulo e em parceria com agências governamentais.
Por Bruna Lima
Fotos: Divulgação
Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071