Estações chuvosas ou em áreas tropicais, a umidade no ambiente pode contribuir para o desenvolvimento de otites externas. Isso ocorre porque o aumento da umidade favorece a proliferação de bactérias e fungos no canal auditivo dos cães, tornando-o mais propenso a infecções. Além disso, cães com orelhas pendentes, como Cocker Spaniels e Basset Hounds, são especialmente suscetíveis a otites relacionadas à umidade, pois suas orelhas grandes dificultam a ventilação adequada do canal auditivo.
A chamada otite externa é definida como uma inflamação do epitélio que reveste o canal auditivo externo. ”Inicialmente os sinais clínicos, podem passar despercebidos dos tutores, porém, se não tratadas, elas podem levar à perda parcial ou total da audição. Esses microrganismos encontram nas condições de calor e umidade o ambiente ideal para se multiplicar rapidamente”, explica Marília Scauri, gerente de produtos da Pearson Saúde Animal.
Os tutores devem ficar atentos aos sinais clínicos mais comuns de otites, como coceira intensa das orelhas, sacudidas frequentes da cabeça, além de mau cheiro e secreções no canal auditivo. Em casos mais graves, os pets podem apresentar perda de equilíbrio, sensibilidade ao toque nas orelhas e até inclinação da cabeça para o lado afetado. “Otites não tratadas podem evoluir e comprometer seriamente a audição dos animais”, alerta Marília.
Para proteger os animais contra as otites, é importante que os tutores fiquem atentos aos sinais. Exames preventivos regulares são fundamentais, assim como higiene dos ouvidos com produtos, como Cleangard Oto, da Pearson Saúde Animal, que remove com eficiência o excesso de cerúmen e auxilia o tratamento das otites, criando um ambiente menos propício ao desenvolvimento de bactérias e leveduras, além de prevenir complicações futuras.
Fonte: Pearson Saúde Animal, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
LEIA TAMBÉM:
Cão sofre de otite, mas rejeita protocolo de várias etapas
Veterinária indica causas, sintomas e tratamentos da otite canina
Otite externa canina representa uma boa parcela dos atendimentos clínicos