O primeiro dos livros explora sobre os casarões históricos da cidade, enquanto os seguintes investigam a migração mineira para a região.
Ao longo do ano letivo de 2024, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Frederico Pretti, localizada no município de Santa Teresa, desenvolveu um projeto interdisciplinar que uniu iniciação científica, educação patrimonial e registro de memórias culturais. O resultado foi a publicação de três obras literárias, lançadas na última sexta-feira (06). Frutos de duas pesquisas distintas, o primeiro dos livros explora sobre os casarões históricos da cidade, enquanto os seguintes investigam a migração mineira para a região.
A diretora da Escola, Simone Zamprogno, salientou que as publicações têm como objetivo principal preservar e valorizar a identidade local, destacando a importância das construções históricas e dos relatos dos migrantes. “O projeto sensibilizou a comunidade sobre a relevância da conservação do patrimônio cultural e ampliou a compreensão da diversidade cultural de Santa Teresa, tradicionalmente reconhecida como o berço da imigração italiana no Brasil. Ao dar protagonismo aos migrantes mineiros, cujas histórias eram pouco exploradas, o trabalho reforçou a multiplicidade de influências que moldam a identidade local”, destacou a gestora.
Além de resgatar e valorizar memórias culturais, os projetos proporcionaram aos estudantes um aprendizado interdisciplinar, envolvendo História, Geografia, Língua Portuguesa e tecnologia. Eles desenvolveram habilidades práticas, como coleta de dados e escrita, além de competências socioemocionais, como empatia e respeito pela diversidade cultural.
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