Mesa-redonda com ex-estudantes da Rede Estadual de Ensino inspira jovens do curso preparatório Pré-Enem em Cachoeiro de Itapemirim

Mesa-redonda com ex-estudantes da Rede Estadual de Ensino inspira jovens do curso preparatório Pré-Enem em Cachoeiro de Itapemirim

Os convidados compartilharam histórias de superação, estratégias de estudo e experiências universitárias para fortalecer a motivação dos participantes.

Estudantes do curso Pré-Enem ofertado no polo de Cachoeiro de Itapemirim participaram de uma mesa-redonda inspiradora com ex-estudantes da Rede Estadual de Ensino que atualmente cursam ou concluíram o Ensino Superior em instituições renomadas como a Universidade de São Paulo (USP), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

A atividade foi promovida no Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Liceu Muniz Freire, unidade que sedia o polo do Pré-Enem da Sedu no município.

Durante o encontro, os convidados Bruna Giovaneli, Larissa Guilherme Conceição, Northon Ribeiro, Eduardo Miranda e Letícia Fonseca compartilharam suas trajetórias acadêmicas, relatando os desafios enfrentados, os caminhos percorridos até o ingresso na universidade e o impacto da educação pública em suas vidas. Mais do que depoimentos sobre aprovação em vestibulares, os relatos trouxeram reflexões sobre resistência, adaptação, identidade e pertencimento.

A ação teve como objetivo fortalecer a motivação dos atuais estudantes do curso preparatório, oferecendo exemplos reais de superação e reforçando a mensagem de que a universidade pública é um espaço acessível e necessário à diversidade social. Os convidados também apresentaram estratégias práticas de organização de estudos, materiais gratuitos utilizados, experiências com o Enem e conselhos sobre adaptação à vida universitária.

“A ideia dessa mesa-redonda nasceu do desejo de mostrar para nossos estudantes que a universidade pública é, sim, um lugar possível para todos. E mais do que possível — é um espaço que precisa da presença deles”, afirmou Tarcísio Leite dos Santos, coordenador do polo. “Trazer ex-estudantes da rede pública de ensino do Espírito Santo que hoje estão em instituições tão renomadas foi uma forma de dizer com clareza: ‘Eles conseguiram, vocês também podem.’”

“Foi gratificante ouvir os convidados compartilhando suas experiências e tirando dúvidas que muitos de nós temos nesse período de estudo. Compartilharam conosco conselhos que serão extremamente úteis futuramente”, relatou o estudante Gabriel Costa de Matos.

Envie sua sugestão de pauta para:

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Estudantes de Santa Maria de Jetibá desenvolvem produtos sustentáveis e valorizam a produção local

Estudantes de Santa Maria de Jetibá desenvolvem produtos sustentáveis e valorizam a produção local

Projeto do curso técnico em Agronegócio promoveu práticas empreendedoras, inovação e consciência ambiental entre os jovens. Alunos do curso técnico em Agronegócio integrado ao Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Graça Aranha, localizada no município de Santa Maria de Jetibá, participaram do projeto “Desenvolvimento de Produtos no Agronegócio com Foco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *