Pré-Seca 2025: Censipam apresenta prognóstico para os níveis dos rios da Amazônia

Pré-Seca 2025: Censipam apresenta prognóstico para os níveis dos rios da Amazônia


Publicado em

26/06/2025 17h23


Atualizado em
26/06/2025 17h31


Brasília (DF), 26/6/2025
– O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão vinculado ao , realizou o evento “Pré-Seca: Análise e Prognóstico Hidrometeorológico 2025”, na quinta-feira (26), em Manaus (AM). Os dados apresentados apontaram que a seca será mais amena do que nos dois últimos anos, deixando os rios mais propícios à navegação. 

20250606- Cencipam pre-seca 1 - 1.jpg
.

De acordo com o analista em Ciência e Tecnologia do Censipam, Flávio Augusto Altieri, existe uma expectativa de melhora em relação a secas anteriores na região. “Em um primeiro momento, os dados desses meses iniciais apresentam uma condição melhor de precipitações em relação às de 2023 e 2024, mas devemos manter um acompanhamento daqui para frente”, explicou. 

Com o objetivo de promover debates sobre o comportamento dos rios durante o período de vazante na região amazônica e divulgar prognósticos para o segundo semestre do ano, o encontro reuniu profissionais de várias instituições governamentais e não governamentais do Brasil e de países fronteiriços da Amazônia. 

20250606- Cencipam pre-seca 2.jpeg
.

A programação incluiu as palestras “A Contribuição do Censipam para o monitoramento e prognóstico de eventos hidrológicos”, “Análise das condições atuais e esperadas para os reservatórios das UHE da Amazônia” e “As ações de preparação do Sistema federal de proteção e defesa civil para o período de seca na Amazônia”. Também foram realizadas as mesas redondas “Panorama hidrometeorológico da Amazônia – Estiagem 2025” e “Monitoramento e prognóstico hidrológico para a Bacia Amazônica”.

A importância das análises hidrometeorológicas

O Censipam monitora e analisa as condições hidrometeorológicas para prognosticar eventos de secas severas, o que contribui para a segurança da população residente em áreas vulneráveis e minimiza danos, como restrição da mobilidade humana e prejuízos consideráveis à infraestrutura das áreas urbanas. O diagnóstico prévio previne o comprometimento de abastecimento público, o assoreamento dos rios e lagos e a ocorrência de doenças de veiculação hídrica.

O aumento da frequência e da intensidade das secas severas nos últimos tempos motivam o monitoramento e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de predição hidrológica que possam fornecer resultados técnicos para este fim.

Por Ascom com informações do Censipam
Fotos: Censipam 

Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)

(61) 2023-5321

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

IJSN divulga estudo sobre Migração no Espírito Santo com foco nos municípios capixabas

IJSN divulga estudo sobre Migração no Espírito Santo com foco nos municípios capixabas

Migração nos municípios é o tema da mais recente publicação do  IJSN no Censo, divulgada na manhã desta segunda-feira (11), pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). O novo estudo da série, elaborado pela Coordenação de Estatística do IJSN, apresenta o perfil migratório do Espírito Santo, com recorte para os municípios capixabas a partir dos