Educação comemora um ano do Pacto EJA no Espírito Santo

Educação comemora um ano do Pacto EJA no Espírito Santo

O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) tem o objetivo de fortalecer a aprendizagem desde a Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental.

O Espírito Santo celebrou, nesta semana, um ano de implementação do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualidade da Educação (Pacto EJA). A comemoração aconteceu durante o Fórum de Partilha, realizado no auditório do Cefope, reunindo gestores, professores, formadores e representantes de instituições parceiras.

Na abertura do evento, a gerente da EJA/Sedu, Mariane Berger, ressaltou que o Pacto representa muito mais que um acordo institucional: “O Pacto é um movimento que nasce nos territórios, reafirma a educação pública como direito fundamental e fortalece a inclusão de jovens, adultos e idosos em nosso Estado e em todo o Brasil.”

O encontro teve como objetivo apresentar os resultados alcançados nesse primeiro ano do programa no território capixaba e ampliar o diálogo entre os profissionais que atuam diretamente com a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Durante este primeiro ano, muitas ações foram realizadas. Entre elas, destacam-se:

· Articulações para o desenvolvimento da formação dos Círculos de Cultura junto à Rede Estadual e Redes Municipais;

· Reunião de articulação com o Ministério Público, Fórum EJA, Defensoria Pública Estadual e Federal e UNDIME;

· Realização de reuniões ampliadas em todas as Regionais envolvendo cerca de 300 representantes de mais de 75 instituições públicas e privadas e 50 municípios;

· Realização de Círculos de Cultura com as temáticas: O lugar da EJA na Rede Estadual de Ensino do Estado do Espírito Santo; Mulheres na EJA e Pesquisa participante na EJA;

· Realização de mais de 10 reuniões com a Governança do Pacto EJA;

· Participação em Círculos de Cultura com as Redes Municipais e Escolas;

· Articulação com as Secretarias Municipais de Educação para a oferta da EJA em Itaguaçu, Alto Rio Novo, Piúma;

· Realização de reuniões com a Associação Quilombola para oferta da EJA nas comunidades quilombolas do Espírito Santo;

· Reuniões com equipamentos públicos e secretarias municipais de Assistência Social para a oferta da EJA nos CREAS, Centro POP, Núcleo Sol Nascente nos municípios de Colatina, Vila Velha e Serra;

A partir de relatos, os profissionais das redes municipais e estadual, realizaram trocas de experiências evidenciando estudos, processos formativos, avanços, desafios e próximos passos da ação em cada um de seus territórios.

Para fortalecer ainda mais a parceria entre Consed, Undime e Fórum EJA-ES, o evento contou com a participação da Prof.ª Dr.ª Edna Castro de Oliveira do Núcleo da Educação de Jovens e Adultos, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a diretora de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos da Secadi/Mec, Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Sanches, que destacou o contexto de ação do Pacto EJA, ações realizadas e as que estão por vir.

O Pacto tem como objetivos:

I – Superar o analfabetismo de jovens, adultos e idosos;

II – Elevar a escolaridade de jovens e adultos e idosos;

III – Ampliar a oferta de matrículas da EJA nos sistemas públicos de ensino, inclusive entre os estudantes privados de liberdade;

IV – Ampliar a oferta da EJA integrada à educação profissional

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Semana do Estudante na Escola Leandro Escobar envolve alunos da EJA em desafio interativo sobre eletricidade

Semana do Estudante na Escola Leandro Escobar envolve alunos da EJA em desafio interativo sobre eletricidade

Atividade lúdica trabalhou conceitos de condução e isolamento elétrico, aproximando teoria e prática no aprendizado científico. Como parte das comemorações da Semana do Estudante, a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Leandro Escobar, em Guarapari, promoveu, nessa terça-feira (12), uma atividade interativa voltada aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O “Circuito Elétrico”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *