Deputado Márcio Marinho propõe lei contra intolerância profissional em homenagem ao optometrista Marcelo Nogueira assassinado em outubro
5/11/2025 – 20:54
Brasília (DF) – Nesta quarta-feira (5), a Câmara dos Deputados sediou o Congresso Internacional de Óptica e Optometria, por iniciativa do deputado Márcio Marinho (Republicanos-BA), presidente da Frente Parlamentar Mista da Optometria. Intitulado de 2º Ato Público, o evento reuniu profissionais, estudantes, representantes de entidades e autoridades de todo o país.
“Hoje, nos unimos em um só propósito: dizer ao Brasil que a optometria é ciência, é cuidado e é vida. Seguiremos firmes, com diálogo, construindo pontes, não muros. Defendendo leis que assegurem o exercício pleno da profissão”, afirmou Marinho.
O congresso homenageou o optometrista Marcelo Nogueira, assassinado em 21 de outubro deste ano, por um oftalmologista. Marinho adiantou que deu entrada no Projeto de Lei 5595/2025, que institui o Dia Nacional de Combate à Intolerância Profissional, a ser celebrado anualmente no dia 20 de outubro.
Presidente de honra da Confederação Brasileira de Optometria e de Óptica (CBOO), o optometrista Ricardo Bretas defendeu a atuação dos profissionais. “Quando atuamos quem ganha é o Estado. Se conseguimos evitar que alguém desenvolva alguma patologia grave, ele não deixará de produzir para a família, para o município e para a comunidade. Nosso trabalho é tão importante que a OMS (Organização Mundial de Saúde) coloca a optometria como essencial na saúde e produção dos países. E por que aqui tem que ser diferente? ”, questionou.
Márcio Marinho reforçou o compromisso com a regulamentação e o reconhecimento da profissão. “Existem aproximadamente mais de 62 milhões de brasileiros sem ter o cuidado da sua visão. Quantas pessoas, a essa hora, estão perdendo a sua visão numa fila do SUS (Sistema Único de Saúde), esperando uma consulta, um tratamento? Vocês têm todo o direito de praticar a profissão de vocês como qualquer outra profissão”, afirmou.
Eriolanda Bretas, presidente do CBOO, observou que não é só população carente que sofre de falta de educação visual. “Isso é uma situação global, não só do Brasil. Nós, optometristas, temos condições de reabilitar e melhorar a acuidade visual da nossa população”, argumentou.
O deputado estadual José de Arimateia (Republicanos-BA), convocou o optometristas a se engajarem politicamente em busca de apoio. “Nós, como partido, temos que fazer nossa parte. Mas não é só um partido que vai conseguir mobilizar um país inteiro. Vocês estão no caminho certo, a optometria é uma referência de mobilização, de luta. Então, sigam procurando apoio de outros partidos”, observou.
O republicano Márcio Marinho finalizou afirmando que a Frente Parlamentar é um apoio para cada um dos optometrista. Ele também reforçou a necessidade do engajamento dos profissionais junto ao Parlamento. “Oque vocês estão fazendo hoje não é um passeio, não vieram fazer turismo, vieram lutar por aquilo que vocês acreditam. E nós precisamos justamente da presença de cada um dos senhores e cada uma das senhoras porque essa Casa é uma casa de disputa política e de representação da sociedade”, disse.
Fernanda Cunha, com edição de Felipe Rodrigues / Ascom – Liderança do Republicanos
Julio Dutra
Pres. Conselho Político Nacional |
Deputado Federal (BA) |
Presidente Estadual (BA) |
Direto Notícias Imparcial, Transparente e Direto!
