Durante seis dias, e carga horária total de 40 horas, os estudantes participarão de uma experiência completa de ciência e tecnologia, trabalhando em um projeto do centro espacial para programar robôs para realizar tarefas, usando matemática e sensores. Para isso, eles receberão noções de sistema de suporte de vida biorregenerativo, construção básica de robôs, movimentos lineares e curvilíneos, mecanismos de parada, programação e sensores.
Além disso, os participantes farão visitas técnicas a entidades, empresas e universidades e atividades culturais relacionadas ao campo de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (sigla STEM, em inglês), e terão a oportunidade de interagir com representantes de organizações como Embraer, SpaceX, Blue Origin, Space Laboratory, Harris Corp., Astrotech, entre outras.
De acordo com a coordenadora de Programas Internacionais do Leonardo da Vinci, Lorena Rassele Croce, essa será uma oportunidade intensa de aprendizado em uma organização que é referência mundial. “Por ser imersivo e inovador, os alunos finalizam o programa muito estimulados e passam se interessar ainda mais pelo espaço e a focar mais nas disciplinas de matemática, física, ciência e tecnologia, o que pode até influenciar na escolha das carreiras deles. Além disso, como acontece em toda experiência internacional, o aluno volta diferente, pois vivencia em curto tempo muitas experiências que aqui não teria oportunidade. Isso muda a visão deles de mundo”, opina Lorena.
Seleção
Os alunos participantes da Jornada Internacional de Ciência e Tecnologia da NASA foram selecionados pelo Centro Educacional Leonardo da Vinci, a única escola do Espírito Santo e uma das três do Brasil que participam do programa, por terem as maiores notas em Matemática, Ciências, Química, Física, História e Geografia e competência linguística no inglês, uma vez que todas as atividades são conduzidas nesse idioma, além de liderança e potencial de servir a humanidade no campo da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (sigla STEM, em inglês).
Os estudantes escolhidos são: Alice Devens Carvalho, Alice Nunes Magalhães, Diogo Stabauer Ribeiro Pimentel, Fernanda Boechat Peyneau Machado, Gabriel Moraes Kuniyoshi, Gabriela Guasti Pinto de Magalhães e Souza, Helena Hegner de Almeida, Ilan Klein Bermudes, Isabella Dias Torezani, Laura Borchio Simmer, Lorena Pimenta Valbão, Luiza Souza Rubim, Malu Trés de Carvalho Abaurre, Maria Eduarda Almonfrey Burns, Pedro Cabaline Mazzi e Pedro Torezani Colodetti.
O Centro Educacional Leonardo da Vinci possui, desde 2016, convênio com a Brazil-Florida Chamber of Commerce (BFCC) e a Kennedy Space Center International Academy (KSCIA) para participação no programa educacional. Esta será a quinta viagem de alunos da escola à NASA e eles serão acompanhados pelos professores Lorena Rassele Croce e Francis Monteiro.
fonte: Tríade Comunicação