Segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o Brasil tem hoje 12,7 mil empresas com perfil de base tecnológica. Esse crescimento progressivo pode ser considerado outro impulso para a carreira dos profissionais digitais. A crescente demanda e o incentivo na área de tecnologia fazem a profissão tech ser uma das opções mais chamativas atualmente. O uso dessas tecnologias em diferentes áreas de um negócio, visando melhorar resultados da empresa, vem aumentando cada vez mais, e a utilização de ferramentas como big data, machine learning, inteligência artificial e muitas outras se tornam essenciais em diversos ambientes.
Hoje, existem novos formatos de trabalho que envolvem a área de tecnologia, principalmente remotos. São os squads – times multidisciplinares e autogeridos – e o modelo de trabalho baseado em métodos ágeis (rituais e rotinas) – planning, sprints, daily, review e retrospectiva. Mas como o profissional pode se enquadrar nessas novas tendências e alavancar a carreira tech?
Primeiramente é preciso entender que não é uma tarefa fácil, nem rápida, mas é possível e pode trazer satisfação profissional (além de dinheiro, que todo mundo gosta). Para começar, é preciso saber que as possibilidades são vastas. Existem tarefas para programador ou desenvolvedor de diferentes linguagens, cientista de dados, arquiteto de soluções, entre outras.
Uma vez situado dentro das possibilidades e perpectivas do mercado, o segundo passo é se profissionalizar. Uma forma bastante eficiente para começar ou alavancar a carreira é investir em cursos relacionados a área tech, como Desenvolvimento, Dados, Qualidade/Testes, Design e Infraestrutura. Com o constante crescimento, a área vem exigindo profissionais cada vez mais atualizados sobre ferramentas, metodologias de trabalho e muitos outros aspectos. Atualizar-se é um requisito indispensável para quem pretende crescer nesse caminho.
Outra dica é aprender a se vender. Isso mesmo. Um marketing pessoal bacana pode ser o diferencial para atrair o emprego desejado ou trazer novas oportunidades. Siga e se inspire em perfis que admira, busque entrar em contato com pessoas que já alcançaram o que almeja e aposte na criação de uma boa rede de contatos para apresentar currículo e soft skills. Manter o perfil profissional atualizado e completo em plataformas de vagas como LinkedIn, Job Board, GitHub também é fundamental.
Para garantir esse network e ainda viver expressivas trocas de experiências sobre os temas mais atuais do mercado, é essencial participar das comunidades de tecnologia. Esses espaços são ideais para desenvolver skills e potencializar a curva de aprendizagem por meio do engajamento e da contribuição nas diversas atividades propostas pelos grupos. É também uma boa chance de ganhar visibilidade e estar por dentro de várias oportunidades do mercado.
As comunidades se formam de maneira orgânica em regiões e cidades diferentes e com linguagens de tecnologia específicas. Elas também criam espaços tanto físicos quanto digitais (Discord, Slack, redes sociais) para se conectarem. Um exemplo é a Comunidade Rede Lobos no Discord que reúne vários talentos digitais abordando temas diversos.
Estruturar a carreira em TI é um grande desafio para boa parte dos profissionais dessa área, mas com conhecimento e boa vontade é possível quebrar as barreiras da competitividade crescente e se destacar no mercado. Aposte em aprendizado e deixe a porta aberta para se ressignificar todos os dias. A informação e os contatos certos formam profissionais mais independentes e capazes de circular pelas mais diferentes áreas com facilidade.
Sobre a Creative Pack
A Creative Pack é um hub de inovação que oferece consultoria e avaliação para empresas, entendendo o que precisam para atingir metas, com soluções focadas em digitalização, modernização de processos e captação de talentos. É uma plataforma de inovação para desenvolvimento de cenários emergentes que tem como propósito conectar e gerar valor para os diversos atores do ecossistema de inovação por meio do profundo entendimento das necessidades e funções de cada ator da cadeia do cliente.
fontes: nbpress e Lanna Reis, da Creative Pack