Nos Jogos Olímpicos de Paris, até o momento, os militares atletas das Forças Armadas garantiram 3 das 4 medalhas conquistadas pelo Time Brasil. Nesta terça-feira (30), foi a vez da ginástica artística brilhar e alcançar o bronze com as Sargentos Jade Barbosa, Flávia Saraiva e Lorrane Oliveira. Ao todo, os integrantes do Programa Atletas de Alto Rendimento (Paar), coordenado pelo Ministério da Defesa, representam cerca de 35% da delegação brasileira, que conta com 98 atletas militares em 21 modalidades.
Os esportistas militares seguem tendo bons resultados na cidade francesa. Nesta quarta-feira (31), a Sargento Beatriz Ferreira venceu a holandesa no boxe peso-leve (até 60kg) e foi à semifinal. Desta forma, a militar vai brigar pelo ouro, mas já garantiu medalha para o Brasil. Como não há repescagem e nem disputa de terceiro lugar no boxe, todos os semifinalistas têm garantidos, no mínimo, a medalha de bronze.
No vôlei de praia, o Sargento Arthur Lanci e sua dupla Evandro Silva, conquistaram a segunda vitória em Paris. Eles ainda têm mais um jogo contra a República Tcheca na sexta-feira (16), mas, com a boa campanha, já estão garantidos na próxima fase.
Nesta terça-feira (30), a Sargento Ana Luiza Caetano, do tiro com arco, conquistou duas vitórias nos confrontos contra as atletas da Eslovênia e da Malásia, e garantiu a vaga nas oitavas de final. Ela volta a competir no próximo sábado (3). Na canoagem slalom, o Sargento Pedro Gonçalves garantiu o quinto lugar e se classificou para a semifinal, marcada para quinta-feira (1º), às 10h30.
O Sargento Wanderley Pereira, atleta do boxe peso-meio-pesado (até 80 kg), avançou para as quartas de final ao vencer o haitiano Cedrick Belony-Duliepre por decisão unânime (5-0). Ele volta para o combate na sexta-feira (2), às 16h36, contra o ucraniano Oleksandr Khyzhniak. No Vôlei de Praia, as Sargentos Ana Patrícia Silva e Eduarda Lisboa venceram o segundo jogo na competição contra as atletas espanholas por 2×0 (21/12 e 21/13). O próximo jogo delas deve ocorrer na quinta-feira (1º) contra a dupla italiana.
Primeiras medalhas do Brasil – No último domingo (28), o Sargento William Lima, do judô, levou a medalha de prata na categoria 66 kg. No mesmo dia, a Sargento Larissa Pimenta, também do judô, ganhou o bronze na disputa dos 52 kg. As medalhas foram as primeiras da delegação verde-amarela na França.
Paar – O Programa Atletas de Alto Rendimento foi criado pelo Ministério da Defesa, em 2008, e é realizado com suporte das Forças Armadas. A iniciativa, que conta com 533 atletas, em 35 modalidades, tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do desporto nacional de rendimento, de participação e de formação; além de motivar a prática esportiva. Nesse sentido, Marinha, Exército e Aeronáutica buscam proporcionar as melhores condições de treinamento, tempo e espaço para dedicação total dos atletas aos treinos.
A incorporação de novos integrantes é realizada por alistamento, de forma voluntária. Para a seleção, são considerados os resultados alcançados em competições nacionais e internacionais. Assim, as medalhas já conquistadas durante o histórico profissional transformam-se em pontuação no processo seletivo para preenchimento das vagas. Após incorporados, os atletas militares possuem todos os benefícios da carreira militar e são apoiados por uma equipe multidisciplinar para prover suporte técnico e científico. Além disso, eles usufruem das instalações esportivas militares: Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), da Marinha; Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx) e Complexo Esportivo de Deodoro, do Exército; Universidade da Força Aérea (Unifa), da Aeronáutica.
O Paar mantém alinhamento esportivo com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e interage com clubes, federações e confederações. Também apoia as equipes militares brasileiras nos eventos esportivos conduzidos pelo Conselho Internacional do Esporte Militar (Cism).