Sedu promove seminário ‘Evidências, Perspectivas e Proposições’

Sedu promove seminário ‘Evidências, Perspectivas e Proposições’

Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), promoveu, nessa segunda-feira (16), o seminário “Evidências, Perspectivas e Proposições”. O evento, realizado no auditório da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Professor Agenor Roris, localizada no município de Vila Velha, buscou discutir os resultados da Avaliação de Fluência em Leitura (AFL) 2024 e propor novas estratégias para o aprimoramento pedagógico, especialmente voltadas aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.

Com a participação de mais de 44 mil estudantes e 97% de adesão, entre os dias 5 e 13 de agosto, a AFL trouxe dados animadores sobre o progresso na alfabetização das crianças capixabas. Em comparação com 2023, o percentual de alunos no perfil de “Pré-Leitor” reduziu de 39% para 30%, enquanto o número de “Leitores Fluentes” quase dobrou, passando de 18% para 32%, refletindo o impacto positivo das ações pedagógicas adotadas ao longo do ano.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, compartilhou sua visão sobre os desafios e soluções para a alfabetização. “A Avaliação de Fluência em Leitura, alinhada ao Plano Nacional de Educação e ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, reforça o compromisso da Sedu com a melhoria da qualidade da educação básica no Espírito Santo. O seminário representou um marco importante para a educação capixaba, destacando o papel crucial da leitura no desenvolvimento acadêmico e social dos alunos”, disse o secretário.

Em seguida, a gerente de Avaliação da Sedu, Ivia Sampaio Zambom, destacou que o encontro foi mais que uma simples apresentação de dados, foi um espaço de reflexão sobre o ensino da leitura no Espírito Santo, ressaltando ainda que as informações apresentadas, como relatórios, guias de análise e sugestões de atividades, serão distribuídas para todas as escolas e Superintendências Regionais de Educação (SREs), auxiliando na formulação de práticas pedagógicas ainda mais eficazes.

“Este seminário é uma oportunidade para consolidarmos o que deu certo e traçarmos novas estratégias. Os resultados da avaliação nos ajudarão a aprimorar as políticas públicas e oferecer o suporte necessário para o aprendizado de cada estudante”, contou Ivia Sampaio Zambom.

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