Denarc deflagra ‘Operação Desarmonia’ para combater organização criminosa responsável por lavar dinheiro do crime organizado na Grande Vitória

Denarc deflagra ‘Operação Desarmonia’ para combater organização criminosa responsável por lavar dinheiro do crime organizado na Grande Vitória

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado em Narcóticos (Denarc), deflagrou, no dia 12 de novembro, a “Operação Desarmonia”, com a finalidade de desarticular uma organização criminosa que, por meio de empresas de fachada, era responsável pela lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas, comércio ilegal de arma de fogo e agiotagem, em toda a Região Metropolitana da Grande Vitória.

Cinco homens, de 24, 27, 35, 36 e 39 anos, foram presos por força de mandados de prisão temporária. Quatro deles foram presos no município da Serra e um no município de Cariacica. Um sexto alvo não foi localizado e é considerado foragido.

“Essa é uma operação muito importante porque visa à descapitalização do crime organizado e a retirar esses bens da mão de criminosos. É a terceira operação que visa à lavagem de dinheiro concluída pelo Denarc. Esse dinheiro retorna ao Estado e, possivelmente, para a Polícia Civil para fazermos mais investimentos em capacitação e tecnologia para buscarmos mais prisões e tirar das ruas esses perpetradores”, disse o delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda.

Além dos mandados de prisão, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão e dez mandados de sequestro de bens móveis (veículos automotores), e o bloqueio judicial no valor de R$3.000.000,00, todos expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Criminal da Serra.

“Essa organização inseria um dinheiro ilícito por meio de empresas de fachada no mercado, no sistema bancário, de forma a tornar esse dinheiro com aparência de dinheiro ilícito. Eles utilizavam empresas de terceiros, constituíam sociedades de forma obscura e movimentavam milhões de reais por meio dessas empresas. São espécies de empresários do crime e faziam uma pesquisa de mercado realmente, pegavam empresas que estavam à beira da falência e ofereciam a oportunidade de estabelecer uma sociedade inserindo quantias vultuosas nessas empresas que estavam prestes à falência de forma a que essas transações comerciais tivessem aparência lícita”, explicou a titular da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc II), delegada Larissa Lacerda.

As investigações apontaram que, nos últimos quatro anos, a organização criminosa movimentou mais de 40 milhões de reais. “A maioria dos veículos apreendidos é de luxo, com um alto valor econômico. Os indivíduos presos são pessoas jovens, todos eles empresários que ostentavam uma vida de luxo. Essa investigação durou cerca de um ano. É uma investigação financeira que a gente costuma dizer que nós temos que seguir o rastro desse dinheiro, que ele entra de forma ilícita e sai com uma aparência lícita. Eles utilizam diversas contas, por isso a gente tem que seguir todo o rastro desse dinheiro e até identificar a origem”, afirmou a delegada Larissa Lacerda.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidas uma arma de fogo, 50 munições, além de cheques e notas promissórias, 250 gramas de maconha, nove comprimidos de ecstasy, quatro ampolas de anabolizante, aparelhos celulares, computadores, balança de precisão e documento falso.

Após a conclusão da investigação, o inquérito policial será encaminhado ao Poder Judiciário.


Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834


(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
   

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Sesp deflagra Operação Cosud com mais de 4 mil policiais no Espírito Santo

Sesp deflagra Operação Cosud com mais de 4 mil policiais no Espírito Santo

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) deflagrou, nessa quarta-feira (13), a segunda edição da Operação Cosud, que tem como objetivo primordial combater a violência e crimes por meio do reforço do policiamento. A ação é coordenada no âmbito do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) e reúne forças de Segurança dos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *