Publicado em
17/01/2025 12h10
Brasília (DF), 17/1/2025 – O Projeto Soldado Cidadão beneficiou, no último ano, 7.690 jovens militares das Forças Armadas por meio da capacitação profissional. Desenvolvida pelo , a iniciativa do governo federal está presente em 140 municípios, 26 estados e no Distrito Federal. Desde que foi criado, em 2004, já foram ofertados cursos técnicos em diversas áreas de atuação a mais de 300 mil militares do serviço militar obrigatório. A estimativa é de que cerca de 75% conseguem colocação no mercado de trabalho.
Em 2024, foram disponibilizados cerca de 1.200 cursos nas áreas de artes gráficas, atividades rurais, comércio, construção civil, eletrônica, gastronomia, hotelaria, logística, mecânica, turismo, transportes, entre outras. A iniciativa também abrange setores como telecomunicações, eletricidade, automobilística, comércio e varejo, alimentício, construção civil, conservação e zeladoria, informática e ensino profissional marítimo, selecionados de acordo com a demanda dos mercados de trabalho regionais e a preferência dos jovens que participam do projeto.
- .
O Coordenador-Geral do Projeto Soldado Cidadão, Coronel Osmar Malveira de Sousa Júnior, destaca que para 2025 estão previstas novas parcerias para ampliar as áreas de atuação. “A primeira iniciativa que estamos buscando vai promover capacitação para os jovens que forem inscritos no Cadastro Único. Outra parceria é no sentido de promover qualificação em Proteção e Defesa Civil, formando agentes públicos, que é uma carreira que ainda não existe no Brasil e que é de muito interesse do país como um todo”, ressaltou.
O projeto também é desenvolvido com o apoio dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e entidades ligadas ao “Sistema S”: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Oportunidade- Neste mês de janeiro, o Exército Brasileiro, em colaboração com uma fundação social gaúcha, promoveu a “Estação Empregar Verde Oliva” com o objetivo de auxiliar no ingresso dos jovens militares ao mercado de trabalho. A feira de emprego, que faz parte do Projeto Soldado Cidadão, ocorreu em 10 municípios do Rio Grande do Sul e ofereceu 1,6 mil vagas.
- .
O Soldado Ramires, que concorreu a uma das vagas, destacou que os ensinamentos adquiridos durante o serviço militar contribuem para a inserção no mercado formal. “A questão de cumprimento de horário, a responsabilidade, a ética, a conduta nos serviços são coisas que eu pretendo levar para fora do Exército, para a vida profissional e para o meio civil”, disse.
Soldado Cidadão – O Projeto conta com o apoio da Marinha, do Exército e da Aeronáutica para qualificar social e profissionalmente os jovens voluntários que prestam o serviço militar para ingresso no mercado de trabalho após o término do tempo de serviço.
Em 2024, foram investidos cerca de R$ 3,2 milhões. Para 2025, a expectativa é que sejam destinados cerca de R$ 5 milhões. A iniciativa também conta com a parceria de empresas privadas, que oferecem capacitação e aproveitam a mão de obra qualificada.
Por Rayane Bueno com informações do Exército
Fotos: Exército
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
(61) 3312-4071