Publicado em
21/02/2025 14h50
Atualizado em
21/02/2025 14h55
Brasília (DF), 21/2/2025 – Reconhecido como um importante espaço histórico e ponto turístico no Rio de Janeiro (RJ), o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM), conhecido como “Monumento aos Pracinhas”, terá suas instalações restauradas. O apoio à revitalização foi oficialmente anunciado nesta sexta-feira (21), por meio de acordo de cooperação técnica assinado pelo Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro; o Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante; e o chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (Decex), General Carlos Machado. A solenidade é parte das homenagens pelos 80 anos da conquista de Monte Castello, a vitória da Força Expedicionária Brasileira (FEB) sobre as tropas alemãs, em 1945.
Segundo José Mucio, a assinatura do acordo valoriza a contribuição dos combatentes à história brasileira. “A revitalização deste Monumento proporciona a concretização de um pleito de justiça, um ato de reconhecimento aos herois nacionais que aqui repousam, bem como a possibilidade de manifestarmos às famílias dos combatentes esta inestimável reverência”, declarou o ministro.
A revitalização deverá ser conduzida respeitando os aspectos históricos, culturais e arquitetônicos do Monumento, considerando as condições legais, ambientais, técnicas e econômicas. As obras na edificação, construída em 1960, têm o objetivo de corrigir problemas que comprometem a segurança e a continuidade das atividades, para preservar a integridade e funcionalidade do edifício.
Também participaram da cerimônia de assinatura: o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), o Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; o Secretário-Geral do , Luiz Henrique Pochyly da Costa; o Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Francisco Humberto Montenegro Júnior; entre outras autoridades.
Monumento aos Pracinhas – O Monumento presta homenagem à memória dos 466 soldados brasileiros mortos em combate durante a Segunda Guerra Mundial. A obra abriga, além do mausoléu com os restos mortais dos soldados, um museu, com peças utilizadas pelos combatentes no conflito. A construção tem arquitetura assinada por Marcos Konder Netto e Hélio Ribas Marinho e foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN), em 2013.
Por Bruna Lima
Fotos: Sd Samuel /Exército
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
(61) 3312-4071