Publicado em
17/07/2025 12h53
Atualizado em
17/07/2025 17h40
Brasília (DF), 17/7/2025 – O estado do Amazonas recebe, de 8 a 27 de julho, a 98ª Operação do Projeto Rondon. A ação tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável, a cidadania e a redução das desigualdades regionais. Nesta edição, 12 municípios ribeirinhos serão contemplados, com expectativa de beneficiar 30 mil pessoas. A abertura oficial da operação ocorreu em Manaus (AM), no dia 11/7, data em que se celebra o Dia do Rondonista e contou com a presença da secretária-geral do , Cinara Wagner Fredo.
Durante seu discurso, a secretária-geral convidou os presentes para relembrarem o dia de 11 de julho de 1967, quando aconteceu a primeira Operação do Projeto. “Essa missão levava mais do que conhecimento técnico, levava a coragem de quem acredita no Brasil profundo, na força, na motivação e no poder do encontro entre o saber acadêmico e a realidade social em comunidades distantes. Esses estudantes prestaram atendimentos, ouviram histórias e de lá voltaram com a certeza de que é possível construir pontes onde, muitas vezes, só há a distância”, declarou. Ela relembrou, também, o legado histórico do Marechal Rondon, “defensor incansável da integração nacional”.
- .
Cada município receberá, por duas semanas, duas Instituições de Ensino Superior (IES), com dez integrantes cada, sendo dois professores orientadores e oito alunos por universidade. As cidades contempladas são: Alvarães, Anamã, Anori, Barcelos, Careiro da Várzea, Fonte Boa, Manaquiri, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro, Tabatinga, Tefé e Urucurituba.
As equipes participantes passaram por um período de mobilização e preparação para as atividades em campo. Ao todo, 262 rondonistas — entre professores e universitários de 25 IES — participam da operação, que oferecerá 920 oficinas em áreas como direitos humanos, justiça, educação, saúde, meio ambiente, trabalho e tecnologia. Na calha dos Rios Solimões, Negro e Purus, as ações contarão, ainda, com o apoio do Navio de Assistência Hospitalar da Marinha.
A solenidade contou com a presença do comandante militar da Amazônia, General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves; do comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante João Alberto de Araújo Lampert; do comandante do 7º Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro Ramiro Kirsch Pinheiro, do diretor do Departamento de Projetos Sociais da pasta, General de Divisão João Alberto Redondo; do representante do Governo do Amazonas, Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado do Amazonas, Coronel Marcos Klinger dos Santos Paiva, dentre outras autoridades civis e militares.
“A missão dessa parceria é capacitar e estimular cidadãos multiplicadores, para que todas as ações sustentáveis ensinadas prosperem para o desenvolvimento social da região amazônica e para a transformação de vida do indivíduo como um formador de opinião. Esse é o legado que o Projeto Rondon deixa por onde passa, além de transformar a vida de todos os envolvidos”, destacou o General João Alberto.
Esta é a terceira operação do Projeto Rondon realizada em 2025. As duas primeiras ocorreram em janeiro, em 24 municípios do Sul de Minas, com 1.829 oficinas e cerca de 65.400 pessoas beneficiadas. Desde 2005, as 97 operações anteriores já impactaram aproximadamente 2 milhões de brasileiros. O Amazonas foi o estado que recebeu a primeira Operação do Projeto Rondon e retorna para a região após 14 anos.
Projeto Rondon – é uma ação interministerial coordenada pelo . Por meio da iniciativa, universitários e professores atuam em parceria com comunidades locais, levando conhecimento e soluções sustentáveis para desafios regionais, além de vivenciarem uma experiência transformadora.
Esta edição conta com apoio do Governo Federal, Estadual, Municipal, das Forças Armadas – Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira – e de empresas e instituições locais.
Por Ascom
Fotos: Sepesd
Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
(61) 2023-5321