Imunoterapia com plasma fresco congelado é alternativa de tratamento para sepse neonatal em cães

Imunoterapia com plasma fresco congelado é alternativa de tratamento para sepse neonatal em cães

A sepse é a principal causa de mortalidade neonatal em cães, estando frequentemente associada a baixa imunidade em animais logo após ao nascimento, o que aumenta a susceptibilidade a infecções. Atualmente, existem algumas maneiras de tratar essa condição, dentre elas está o tratamento adjuvante com administração de plasma fresco congelado, que tem como finalidade impactar na imunidade neonatal e nas respostas às defesas do neonato contra infecções, aumentando a chance de sobrevivência.

Para avaliar a viabilidade desta técnica foi realizado um estudo científico, que analisou a resposta de 31 neonatos, destes 16 sépticos, que receberam o plasma fresco congelado.

Os animais foram divididos em três grupos: grupo com administração do plasma (GP) n=7, grupo controle (GC) n=9 e 15 neonatos saudáveis (GS).

Os grupos foram avaliados no primeiro atendimento, 24 horas após a administração do plasma fresco congelado, 48 horas depois, 72 horas após e ao final do tratamento.

Resultados são promissores

Cerca de 57% dos neonatos do grupo GP apresentou leucograma sem alterações após 24 horas do início do tratamento, evoluindo de leucopenia para o padrão de referência para a idade. Não houve mortabilidade neste grupo.

Por outro lado, no grupo GC leucogramas sem alterações somente foram observados após 72 horas do início do tratamento, enquanto a taxa de mortalidade foi de 22%.

Dessa forma, foi possível concluir que a sepse levou à alterações nos parâmetros fisiológicos dos cães neonatos e boas formas de monitorar a evolução dessa condição é através dos níveis de leucócitos, troponina I e lactato.

Além disso, percebeu-se que a administração do plasma fresco congelado é uma importante fonte de IgM e teve impacto significativo na melhora clínica, laboratorial e na cura dos neonatos sépticos, principalmente após 24 horas da administração, sendo uma estratégia terapêutica adicional eficaz no tratamento da sepse neonatal em cães.

Leia o artigo completo aqui.

Fonte: PEREIRA, Keylla Helena Nobre Pacífico. EFICÁCIA DA IMUNOTERAPIA COM PLASMA FRESCO CONGELADO NO TRATAMENTO DA SEPSE NEONATAL EM CÃES. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025.

FAQ sobre o plasma fresco congelado para neonatos de cães

Quais as principais causas de morte neonatal em cães?

Dentre as principais causas de morte neonatal em cães estão intercorrências no parto e fatores maternos, ambientais e infecções, sendo as infecções bacterianas as mais frequentes.

Qual a finalidade do plasma seco congelado no tratamento da sepse neonatal?

A administração de plasma seco congelado é indicada como um tratamento adjuvante ao tratamento convencional da sepse e tem como função atuar como fonte de imunidade passiva para os animais.

O que demonstrou o estudo?

A pesquisa mostrou que a administração de plasma fresco congelado é uma boa opção para tratar a sepse em cães neonatos.

Aleitamento materno previne infecções e reduz risco da tríade neonatal em pets

Médica-veterinária explica sobre alimentação de filhotes recém-adotados

Atenção ao período pós-parto ajuda a prevenir problemas em fêmeas e neonatos

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Cães têm “sexto sentido”? Ciência explica como pets detectam perigos, doenças e mudanças no ambiente –

Cães têm “sexto sentido”? Ciência explica como pets detectam perigos, doenças e mudanças no ambiente –

Vídeos de cães salvando pessoas de situações perigosas se espalham rapidamente pelas redes sociais. Seja ao alertar sobre um problema de saúde, impedir um acidente ou agir de forma inquieta antes de um desastre natural, os pets frequentemente são retratados como verdadeiros heróis — ou até como donos de um misterioso “sexto sentido”. - PUBLICIDADE