Estudantes de Cachoeiro de Itapemirim produzem biojoias em projeto que integra saberes tradicionais, ciência e sustentabilidade

Estudantes de Cachoeiro de Itapemirim produzem biojoias em projeto que integra saberes tradicionais, ciência e sustentabilidade

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Fraternidade e Luz, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, realizou a culminância da eletiva “Entre Contas e Raízes: A Construção de Biojoias a partir de Saberes Tradicionais”, desenvolvida pelas professoras Kelly Pinheiro dos Santos e Raquel Dias Malek Goulart. A iniciativa integrou conhecimentos de Biologia e Arte, valorizando a biodiversidade e os saberes ancestrais presentes nas práticas de povos originários e comunidades tradicionais.

Durante o percurso formativo, os estudantes estudaram a origem e o significado cultural das biojoias, explorando diferentes técnicas artesanais fundamentadas em tradições indígenas e práticas sustentáveis. As produções foram confeccionadas com sementes, fibras, cascas e outros materiais naturais, permitindo que os alunos vivenciassem processos criativos alinhados ao uso consciente dos recursos do meio ambiente.

Como parte do desenvolvimento das competências empreendedoras, participaram de uma palestra oferecida pelo Sebrae, intitulada “Protagonismo – Desenvolvendo Características Empreendedoras para tornar-se o ator principal da sua vida”, que incentivou autonomia, iniciativa e visão de futuro. Os estudantes também participaram de uma visita pedagógica à Aldeia Temática Tekoá Mirim, em Aracruz, onde puderam conhecer práticas culturais indígenas e aprender sobre a origem e o manejo responsável dos materiais empregados na produção das biojoias.

Ao longo do projeto, os alunos participaram de oficinas práticas, desenvolveram peças autorais e aprofundaram discussões sobre sustentabilidade, identidade cultural, ciência e empreendedorismo. Entre os resultados alcançados, destacam-se o fortalecimento da consciência ambiental, o aprimoramento das habilidades de pesquisa e criação artística, a ampliação do repertório cultural e a vivência real de processos ligados à economia criativa.

Para a professora Kelly Pinheiro dos Santos, a atividade promoveu uma aprendizagem sensível e significativa. “A criação de biojoias permitiu que os alunos vivenciassem uma aprendizagem conectada à memória, à cultura e ao respeito pela natureza. A cada peça produzida, percebemos não apenas o talento artístico, mas também o entendimento de que tradição e ciência caminham juntas na construção de novos saberes.”

A estudante Yasmim Dillem da Silva Assad, da turma 2ºM3, também destacou os ganhos proporcionados pela eletiva. “Achei a eletiva superinteressante, porque aprendemos a criar acessórios usando materiais naturais e de forma sustentável. Também desenvolvemos uma visão empreendedora, já que transformamos essas peças em produtos e conseguimos uma boa renda. Foi muito legal!”

Envie sua sugestão de pauta para:

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Sedu prorroga inscrições de processo seletivo para professores dos CEI

Sedu prorroga inscrições de processo seletivo para professores dos CEI

A Secretaria da Educação (Sedu) prorrogou até a próxima sexta-feira (19) as inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Edital nº 43/2025, destinado à formação de cadastro de reserva de professores de Língua Inglesa e de Língua Espanhola que atuarão nos Centros Estaduais de Idiomas (CEI). A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *