PEC das guardas municipais no sistema de segurança pública passa pela 3ª discussão

Bolsa do ProUni inclui há 20 anos aluno de baixa renda na universidade

Mardem Ribeiro foi bolsista logo no primeiro ano do ProUni, em 2005. Ele, que cursou ciências biológicas na PUC Minas pagando 50% da mensalidade, lembra:

— Na época, minha família não tinha condições de custear a mensalidade integral, mesmo não sendo um curso caro. Foi difícil até mesmo pagar os 50%. Tivemos que cortar gastos e eu precisei trabalhar em certos momentos durante o curso, dar aulas particulares. Cheguei a pagar algumas mensalidades com atraso.

No ano passado, Ribeiro foi admitido no Senado como consultor legislativo, depois de passar num concorrido concurso público.

— O ProUni fez toda a diferença na minha vida e é um divisor de águas na educação brasileira. Sem o programa, muita gente não conseguiria fazer uma graduação — ele avalia.

Criado no primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ProUni foi seguido de outras medidas de democratização do ensino superior.

Em 2007, o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) ampliou a rede universitária pública. Em 2010, o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) foi reformulado, com a redução dos juros do financiamento das mensalidades em faculdades privadas. Em 2012, a Lei de Cotas foi aprovada, reservando vagas nas universidades federais a estudantes negros, indígenas, com deficiência e oriundos de escola pública.

Apesar das políticas públicas e dos avanços, a universidade no Brasil ainda é um lugar para poucos. De acordo com o Censo de 2022, apenas 18,4% dos brasileiros com 25 anos ou mais têm curso superior.

A proposta do novo Plano Nacional de Educação (PL 2.614/2024), elaborada pelo governo e atualmente em estudo na Câmara dos Deputados, estabelece como meta que pelo menos 40% dos brasileiros entre 25 e 34 anos tenham diploma universitário até 2034.

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

PEC das guardas municipais no sistema de segurança pública passa pela 3ª discussão

Ministro da Previdência fala ao Senado sobre fraudes no INSS nesta quinta

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz Maciel, foi convidado a comparecer à Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), nesta quinta-feira (15), às 10h, para prestar informações sobre as fraudes relacionadas a descontos não autorizados por aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O ministro também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *