O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, informou que vai convocar uma sessão do Congresso Nacional para o dia 17 de junho, antes portanto, como explicou, das festividades de São João no Nordeste A informação foi passada em uma breve entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (22). A publicação da convocação deve ocorrer nesta sexta-feira (23).
Segundo Davi, as lideranças do Congresso ainda não entraram em contato com representantes do governo federal para acertar os procedimentos sobre a deliberação da pauta, que tem cerca de 60 vetos presidenciais. Ele disse que a falta de acordo inviabiliza a realização de uma sessão no próximo dia 27 de maio, como havia sido pensado inicialmente. Ele esclareceu que esses entendimentos entre as lideranças e o governo vão permitir selecionar quais vetos poderão ser mantidos, quais serão derrubados e os que irão a voto.
— Cabe a mim fazer o certo. E o certo é marcar a data, convocar e aguardar que as lideranças façam um compromisso, para que a gente possa deliberar — declarou.
Em relação à CPMI do INSS, Davi se disse contrário a uma convocação de sessão do Congresso para deliberar sobre um único requerimento na pauta. Ele lembrou que o requerimento já tem o número mínimo de assinaturas e que o pedido deve ser lido na sessão do dia 17 de junho.
— Quero deixar claro que não tem condições de um presidente do Congresso, tendo amparo regimental e fato determinado, não cumprir as regras dos regimentos — afirmou Davi.
Acrescentou que na reunião de líderes desta quinta levantou-se a possibilidade de haver uma comissão parlamentar de inquérito apenas do Senado, no lugar de uma CPI mista. Mas não houve qualquer decisão.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)