O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Afonso Cláudio desenvolveu, entre os dias 10 e 19 de setembro, o projeto “Expressões Racistas: #DigaNãoRacismo”, com o objetivo de conscientizar estudantes e professores sobre a origem e o impacto de termos racistas presentes no cotidiano e promover valores de respeito, equidade e diversidade.
A atividade foi realizada fora da sala de aula, em um “cantinho de diálogo” criado na escola, onde os alunos puderam relatar situações de preconceito ou tirar dúvidas sobre linguagem. Com mediação da professora Lucimar Ramos, responsável pela ação, os estudantes participaram de rodas de conversa, refletindo sobre como expressões aparentemente inofensivas carregam preconceitos históricos.
Durante o projeto, os jovens também foram incentivados a produzir vídeos curtos e podcasts, apresentando alternativas de linguagem para substituir expressões racistas. Como culminância, foi confeccionado um painel com exemplos de expressões e substituições, exposto no espaço de convivência da escola, ampliando a visibilidade do tema.
De acordo com a professora Lucimar Ramos, a proposta teve grande impacto pedagógico: A atividade buscou conscientizar os estudantes sobre a presença do racismo na linguagem cotidiana. Eles puderam identificar expressões comuns que carregam preconceitos históricos contra a população negra e refletir sobre a necessidade de substituí-las por termos mais respeitosos.”
A estudante Maria Julia Kurth Aschauer, destacou o aprendizado: “Eu nunca tinha parado para pensar que algumas palavras que a gente fala no dia a dia podem ser racistas. Depois da atividade, percebi que posso ofender alguém sem querer. Agora sei que preciso cuidar mais da minha fala e ajudar meus colegas a fazerem o mesmo.”
Envie sua sugestão de pauta para:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707