Estudantes da Escola Sobreiro ampliam conhecimentos em visita ao Museu de História, Ciência e Projeto Tamar

Estudantes da Escola Sobreiro ampliam conhecimentos em visita ao Museu de História, Ciência e Projeto Tamar

A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Sobreiro, localizada no distrito de Sobreiro, em Laranja da Terra, realizou no dia 04 de novembro o projeto “Caminhos do Saber: História, Ciência e Vida”, uma experiência pedagógica que levou os estudantes a uma imersão em conhecimentos históricos, científicos e ambientais por meio de visitas ao Museu de História e Biologia, ao Museu da Ciência da Vida, que fica localizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e ao Projeto Tamar.

A iniciativa teve como objetivo conectar teoria e prática, permitindo que os alunos aprofundassem conteúdos estudados em sala de aula a partir do contato direto com acervos, experimentos e ações de preservação ambiental.

No Museu de História e Biologia, os estudantes conheceram acervos que preservam a memória histórica e a biodiversidade, com destaque para a presença dos povos originários, o período colonial e os processos de formação social, política e econômica do Espírito Santo. A vivência reforçou a importância do patrimônio cultural e ambiental, fortalecendo o sentimento de pertencimento ao território capixaba.

No Museu da Ciência da Vida (Ufes), os alunos interagiram com experimentos e exposições que tornam conceitos científicos mais acessíveis, despertando curiosidade e interesse pelo estudo das ciências. Já no Projeto Tamar, os estudantes observaram de perto as ações de preservação das tartarugas marinhas e compreenderam a importância da conservação dos ecossistemas.

A experiência contribuiu para o desenvolvimento do senso crítico, da responsabilidade ambiental e da consciência cidadã, aspectos fundamentais para a formação integral dos estudantes.

A professora Alessandra da Silva Garcia destacou a relevância da atividade para o aprendizado dos alunos: “A visita à Escola de História e Biologia, ao Museu de Ciências da Vida e ao Projeto Tamar foi uma experiência transformadora. O contato direto com a ciência, a história e a preservação ambiental ampliaram o aprendizado, despertou curiosidade e fortaleceu a conexão entre teoria e prática.”

Os estudantes também relataram a importância da vivência. “A visita foi muito enriquecedora. Aprendi sobre arte, meio ambiente e história da vida de um jeito leve e divertido, o que ampliou meus conhecimentos e despertou ainda mais minha curiosidade”, disse a estudante Anna Lyvia da Silva Garcia, da 3ª série do Ensino Médio.

A aluna Gabrielly Celestino Bugge ressaltou a diversidade dos conteúdos explorados: “Aprendemos sobre os povos originários e os africanos aqui no Brasil. Na UFES, observamos e absorvemos tudo o que foi explicado. Foi uma experiência incrível aprender fora da sala de aula.”

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