Deputada Rogéria Santos apresenta relatório final sobre proteção de crianças no ambiente digital

Deputada Rogéria Santos apresenta relatório final sobre proteção de crianças no ambiente digital

GT classifica situação como “gravíssima” e propõe medidas contra trabalho infantil digital, exploração sexual online e uso compulsivo de plataformas

16/12/2025 – 18:06

Brasília (DF) – O Grupo de Trabalho de Proteção a Crianças e Adolescentes em Ambiente Virtual encerrou, nesta terça-feira (16) as atividades. O GT, que teve como presidente a deputada republicana Rogéria Santos (BA), apresentou o relatório final, fruto de audiências públicas, encontros e reuniões com mais de 40 especialistas – psicólogos, juízes, representantes e big techs.

Como resultado do grupo, sete projetos de lei já foram aprovados pela Câmara dos Deputados e outros sete ainda entrarão na pauta.

“O problema transcende muito a dimensão legislativa, é preciso alterar a gramática da lei para induzir mudanças na organização e mentalidade das instituições protetivas”, adiantou a deputada. O grupo concluiu que as grandes plataformas digitais são vetores de risco sistêmico para a saúde mental e o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. “Técnicas de design, como a rolagem infinita, a reprodução automática, e sistemas de recomendação algorítmica são projetadas para maximizar o tempo de tela e induzir o uso compulsivo”, esclarece a deputada.

A situação, segundo Rogéria, é gravíssima. “Uma miríade de crimes, adoecimento mental, radicalização, violência contra meninas e mulheres e abuso e exploração sexual tendo o ambiente digital como cenário e meio de propagação”, disse.

As propostas apresentadas incluem medidas amplas para modernizar a legislação e preencher lacunas críticas: proteção à saúde mental no ambiente digital; reforço ao direito à imagem e direito ao apagamento de conteúdo; criação de protocolos nacionais de atendimento a vítimas; vedação expressa ao trabalho infantil digital (com exceção para representação artística mediante alvará judicial); aprimoramento de instrumentos investigativos como ronda virtual; e regulamentação preventiva da inteligência artificial com avaliações de impacto obrigatórias e proibições específicas.

A deputada ressaltou que a aprovação de leis é apenas o início do processo de proteção. “A transformação efetiva da realidade de milhões de pessoas depende da implementação rigorosa das medidas. Além disso, é preciso que se traduzam em políticas públicas estruturadas, práticas responsáveis e que, é mais importante, uma cultura de cuidado coletivo que envolva toda a sociedade brasileira”, afirmou.

Na reunião, o GT apresentou ainda um glossário, que tem uma tradução de vários termos para a rede de proteção a crianças e adolescentes, e lançou um guia impresso para distribuído gratuitamente.

Ascom – Liderança do Republicanos
Douglas Gomes

Reportar Erro

[gravityform id=”12″ title=”false” description=”false” ajax=”true” tabindex=”49″]

Rogéria Santos

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

PEC das guardas municipais no sistema de segurança pública passa pela 3ª discussão

Com 73 matérias votadas, CAE garantiu isenção do IR e taxação de bets

A isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) para quem ganha até R$ 5 mil por mês, que começa a valer a partir de janeiro, foi um dos principais projetos aprovados pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) ao longo de suas 43 reuniões no ano. O colegiado, presidido pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *