Publicado em
20/09/2024 10h55
Atualizado em
20/09/2024 11h30
Brasília (DF), 20/9/2024 – Nesta quinta-feira (19), o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, assinou a ordem de serviço para a primeira etapa da implantação do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará. A solenidade, realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza, marca o início das obras no complexo que abrigará o instituto. O documento também foi assinado pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas; Ministro da Educação, Camilo Santana; e Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno.
O ITA Ceará vai funcionar na Base Aérea de Fortaleza e tem previsão para formação de turmas e início dos primeiros cursos em 2027. A implantação do instituto ocorrerá, de forma gradativa, no decorrer de 10 anos, com adaptações, reformas e ampliações das estruturas existentes. Ao final, o empreendimento terá 21 laboratórios didáticos, 03 auditórios, 03 áreas de convivência, além de biblioteca, refeitório, quadra poliesportiva, piscina, campo de futebol, hangar de esportes, academia ao ar livre, salas e alojamentos.
O convênio assinado inclui a fase inicial, com a elaboração dos projetos executivos, a construção do primeiro bloco de alojamentos e parte da estrutura do bloco de ensino que abrigará os cursos de engenharia.
ITA – Referência em cursos de graduação e pós-graduação em áreas da engenharia, com destaque para o setor aeroespacial, o ITA é uma instituição da Força Aérea Brasileira, com sede em São José dos Campos (SP) desde 1950. A primeira instalação do órgão fora de São Paulo foi iniciada, em janeiro deste ano, na capital cearense. E a escolha do local se deve ao fato de que 40% dos alunos aprovados no Instituto são, tradicionalmente, oriundos do estado.
Por Ascom com informações do Governo do Ceará
Fotos: Carlos Gibaja e Estácio Júnior / Governo do Ceará
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071